Vila Real. Creche gratuita obriga pais a percorrerem mais de 20 quilómetros para colocarem filhos

Vila Real. Creche gratuita obriga pais a percorrerem mais de 20 quilómetros para colocarem filhos
| Norte
Porto Canal

Alguns pais do município de Vila Real têm contestado arduamente as restrições do programa Creche Feliz de aceitar inscrições no privado apenas quando não há vagas no setor social e que têm provocado diversos constrangimentos para muitas famílias. Tal acontece uma vez que, de acordo com as atuais regras, alguns encarregados de educação têm de deixar os filhos numa creche pública que fica a cerca de 20 quilómetros das suas casas, algo que consideram incomportável. 

Os pais queixam-se assim da decisão da Segurança Social e pedem que as regras do programa Creche Feliz sejam revistas.

Recorde-se que, no final de Janeiro, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, admitiu uma possível alteração da norma, que obriga ao esgotamento de vagas no sector social, antes de ser admitida a colocação de crianças no privado. Contudo, o cenário mantém-se inalterado.

Marco Macedo, enfermeiro de 39 anos, é uma das vozes da revolta, ouvida pelo Jornal Público e que não se conforma com o atual panorama. Relata que fez tudo o que era suposto para garantir uma vaga numa creche para o filho, nascido em Julho de 2022. No entanto, nada correu como esperava. A criança ficou em lista de espera, em duas creches do sector social em Vila Real, na esperança de conseguir uma vaga que nunca apareceu. 

Assim, os pais decidiram preencher os formulários necessários e entregar a declaração para uma creche privada aderente ao programa e que confirmou que aceitava o menino e que tinha vaga para ele. Quando a vaga apareceu, não foi o ideal para a família, dada a longa distância percorrida diariamente e que obriga a um grande esforço. 

Outro dos pais queixosos fez uma exposição à secretária de Estado da Inclusão, clarificando quantos quilómetros teria de percorrer para deixar a filha na creche social em que a criança tinha ficado selecionada: quase 70km por dia, 350 por semana, 1750 por mês e 21 mil quilómetros por ano.

O programa Creche Feliz só abrange, por enquanto, crianças nascidas após 1 de Setembro de 2021.

O Governo desembolsa às creches do setor social e privado, aderentes ao Creche Feliz, 460 euros mensais por cada criança abrangida. 

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.