Guimarães próxima de ser Capital Verde Europeia mas precisa de maior aposta no ambiente

Guimarães próxima de ser Capital Verde Europeia mas precisa de maior aposta no ambiente
| Norte
Porto Canal

Guimarães está novamente próxima de ser considerada a Capital Verde Europeia, no entanto é necessária uma maior aposta no ambiente. O objetivo é que a cidade berço de Portugal consiga o título em 2025.

Este era também o objetivo em 2020, mas a cidade acabou por perder o título para Lisboa.

De acordo com o jornal Público, Guimarães conseguiu a quinta melhor posição entre 12 cidades.

O título é atribuído pela Comissão Europeia que valorizou, entre 12 indicadores diferentes, “as reduções do consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono por habitante, e o bom desempenho do concelho nos indicadores de consumo de energia, da adaptação às alterações climáticas, da biodiversidade e do envolvimento da população na política ambiental”. No entanto, segundo o Público, os índices do uso dos solos e da gestão das águas mereceram uma baixa avaliação.

Guimarães vai agora voltar a entrar na corrida ao título, sendo que agora tem também o objetivo de atingir a neutralidade climática até 2030.

De acordo com o jornal, a Comissão Europeia avalia fatores como a qualidade do ar; a gestão da água, biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável dos solos; resíduos e economia circular, ruído; mitigação de alterações climáticas, e adaptação às alterações climáticas.

Para o Executivo, existe a preocupação do facto de a pegada ecológica de cada pessoa residente em Guimarães corresponder, em média, ao consumo de recursos de dois planetas, o que poderá ser um entrave no concurso. 

O título de Capital Verde Europeia 2025 vai ser atribuído no dia quatro de Outubro. 

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.