Secretário de Estado da Inovação recusou queijos de empresário que foi entretanto acusado de corrupção 

Secretário de Estado da Inovação recusou queijos de empresário que foi entretanto acusado de corrupção 
| Política
Porto Canal

Gumercindo Lopes, um conhecido empresário na zona de Viseu, ofereceu queijos da Serra ao Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, que os recusou. Segundo noticiou o jornal Público, Pedro Gonçalves agradeceu a oferta, mas realçou que o empresário tinha em curso vários projetos que eram da competência do Ministério da Economia, razão pela qual não aceitou os queijos. 

No final do ano passado, Gumercindo Lopes acabou por ser acusado, pelo Ministério Público, por corrupção, juntamente com Teresa Saraiva, secretária do Ministério da Economia desde 1977, que passou por vários ministros e secretários de Estado.

De acordo com o MP, Teresa Saraiva terá beneficiado o empresário, entre 2014 e 2019, “acelerando, simplificando e agilizando procedimentos e contactos e veiculando informações”, em troca de queijos da Serra e de estadias nos vários hotéis do empresário, com tudo incluído.

O MP acrescentou que, apesar de Teresa Saraiva não ter "poderes decisórios", tinha “a capacidade de interferir e influenciar a tomada de decisões de procedimentos relacionados com o grupo empresarial liderado pelo arguido”, para além de ter mais de 40 anos ao serviço do Ministério da Economia, que lhe terão dado alguns conhecimentos e confiança. 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.