Secretário de Estado da Inovação recusou queijos de empresário que foi entretanto acusado de corrupção 

Secretário de Estado da Inovação recusou queijos de empresário que foi entretanto acusado de corrupção 
| Política
Porto Canal

Gumercindo Lopes, um conhecido empresário na zona de Viseu, ofereceu queijos da Serra ao Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, que os recusou. Segundo noticiou o jornal Público, Pedro Gonçalves agradeceu a oferta, mas realçou que o empresário tinha em curso vários projetos que eram da competência do Ministério da Economia, razão pela qual não aceitou os queijos. 

No final do ano passado, Gumercindo Lopes acabou por ser acusado, pelo Ministério Público, por corrupção, juntamente com Teresa Saraiva, secretária do Ministério da Economia desde 1977, que passou por vários ministros e secretários de Estado.

De acordo com o MP, Teresa Saraiva terá beneficiado o empresário, entre 2014 e 2019, “acelerando, simplificando e agilizando procedimentos e contactos e veiculando informações”, em troca de queijos da Serra e de estadias nos vários hotéis do empresário, com tudo incluído.

O MP acrescentou que, apesar de Teresa Saraiva não ter "poderes decisórios", tinha “a capacidade de interferir e influenciar a tomada de decisões de procedimentos relacionados com o grupo empresarial liderado pelo arguido”, para além de ter mais de 40 anos ao serviço do Ministério da Economia, que lhe terão dado alguns conhecimentos e confiança. 

+ notícias: Política

Pedro Adão e Silva garante que processo de descentralização na Cultura está em curso e “tudo o resto é pura especulação”

Face às últimas polémicas que envolvem o Ministério da Cultura relativamente à vontade de querer passar a gestão de sete museus do Norte para a Direção-Geral do Património em Lisboa, Pedro Adão e Silva reagiu em exclusivo ao Porto Canal, na tarde desta terça-feira, sobre essa possibilidade.

Presidente da República promulga apoios a rendas e créditos lamentando que não sejam mais alargados

O Presidente da República promulgou esta terça-feira o decreto-lei do Governo que cria apoios às rendas e créditos à habitação, considerando que são "medidas necessárias e urgentes", mas "lamentando que não sejam mais alargadas".

Ministra salienta que "atos de indisciplina" nas Forças Armadas "são intoleráveis"

A ministra da Defesa considerou esta segunda-feira que “atos de indisciplina são intoleráveis” nas Forças Armadas e que atitudes como a dos 13 militares que recusaram embarcar no navio Mondego colocam em causa “o próprio país”.