Cinco palestinianos mortos por forças israelitas em campo de refugiados

Cinco palestinianos mortos por forças israelitas em campo de refugiados
| Mundo
Porto Canal / Agências

As tropas israelitas mataram esta segunda-feira cinco palestinianos. Os cinco estavam armados durante uma operação num campo de refugiados na Cisjordânia, ocupada, segundo as forças de segurança de Israel.

A invasão, que os militares disseram ter como objetivo prender homens supostamente envolvidos num ataque falhado contra israelitas, poderá exacerbar ainda mais as tensões na região.

O Ministério da Saúde palestino não confirmou até ao momento as mortes, dizendo apenas que três homens ficaram feridos durante a operação, um deles em estado crítico.

Os militares israelitas disseram que estavam a tentar prender os responsáveis por uma tentativa de ataque a um restaurante na Cisjordânia, fracassado devido ao mau funcionamento de uma arma.

Os agressores fugiram do local, disseram os militares israelitas, acrescentando que eram membros do grupo militante Hamas, que governa a Faixa de Gaza e também tem elementos na Cisjordânia.

Os militares alegaram que os atacantes se barricaram dentro de uma casa no campo de refugiados, originando um tiroteio.

As autoridades de segurança adiantaram que dois dos cinco mortos eram militantes do Hamas envolvidos na tentativa de ataque ao restaurante.

Estas são as mais recentes vítimas da onda de violência que não dá sinais de diminuir entre israelitas e palestinianos. A violência ocorre num momento de tensões em torno do novo Governo de Israel, considerado o mais à direita da história do país.

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, prometeu esta segunda-feira continuar as suas visitas aos locais sagrados de Jerusalém, apesar dos apelos da Jordânia para que Israel mantenha o frágil equilíbrio nesta zona.

Quase 150 palestinianos foram mortos pelas forças de segurança israelitas no ano passado na Cisjordânia e em Jerusalém Leste.

A tensão está elevada há meses, já que Israel vem realizando incursões noturnas para proceder a detenções na Cisjordânia, motivadas por uma série de ataques palestinianos contra israelitas na primavera passada.

Cerca de 30 pessoas foram mortas em Israel por palestinianos em 2022.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.