Convenção Nacional do BE marcada para 27 e 28 de maio em Lisboa

| Política
Porto Canal / Agências

A próxima Convenção Nacional do BE vai decorrer em 27 e 28 de maio, anunciou hoje a coordenadora bloquista, Catarina Martins, depois da reunião da Mesa Nacional do partido que tomou esta decisão.

"A Mesa Nacional decidiu convocar a Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. A XIII Convenção Nacional vai ocorrer nos dias 27 e 28 de maio em Lisboa. Hoje começa o processo convencional", adiantou aos jornalistas Catarina Martins, no final da reunião do órgão máximo entre convenções que decorreu hoje em Lisboa.

A XII Convenção Nacional do BE, a última reunião magna do partido, teve lugar em 22 e 23 de maio de 2021 e foi pela primeira vez realizada no distrito do Porto, mais concretamente em Matosinhos.

No rescaldo dos maus resultados eleitorais das últimas legislativas, nas quais o BE deixou de ser a terceira força política, perdeu metade dos votos e ficou reduzido a cinco deputados, a oposição interna chegou a pedir a antecipação da convenção nacional, mas esta vai ter o seu calendário habitual, ou seja, realiza-se com dois anos de intervalo.

O BE debateu então, no final de abril do ano passado, o seu rumo estratégico na IV Conferência Nacional, abordando a reorganização do partido e a oposição dos bloquistas à maioria absoluta do PS.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.