Convenção Nacional do BE marcada para 27 e 28 de maio em Lisboa

| Política
Porto Canal / Agências

A próxima Convenção Nacional do BE vai decorrer em 27 e 28 de maio, anunciou hoje a coordenadora bloquista, Catarina Martins, depois da reunião da Mesa Nacional do partido que tomou esta decisão.

"A Mesa Nacional decidiu convocar a Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. A XIII Convenção Nacional vai ocorrer nos dias 27 e 28 de maio em Lisboa. Hoje começa o processo convencional", adiantou aos jornalistas Catarina Martins, no final da reunião do órgão máximo entre convenções que decorreu hoje em Lisboa.

A XII Convenção Nacional do BE, a última reunião magna do partido, teve lugar em 22 e 23 de maio de 2021 e foi pela primeira vez realizada no distrito do Porto, mais concretamente em Matosinhos.

No rescaldo dos maus resultados eleitorais das últimas legislativas, nas quais o BE deixou de ser a terceira força política, perdeu metade dos votos e ficou reduzido a cinco deputados, a oposição interna chegou a pedir a antecipação da convenção nacional, mas esta vai ter o seu calendário habitual, ou seja, realiza-se com dois anos de intervalo.

O BE debateu então, no final de abril do ano passado, o seu rumo estratégico na IV Conferência Nacional, abordando a reorganização do partido e a oposição dos bloquistas à maioria absoluta do PS.

+ notícias: Política

Governo aprova esta quinta-feira documento final do programa ‘Mais Habitação’

O Governo vai aprovar esta quinta-feira o documento final do programa ‘Mais Habitação’. O pacote de medidas anunciado a meados de fevereiro esteve em discussão pública e é esta quinta-feira aprovado em Conselho de Ministros.

BE propõe fim das propinas nas licenciaturas e cursos técnicos superiores

O BE propõe o fim das propinas nas licenciaturas, cursos técnicos superiores e mestrados integrados em 2024, desafiando os partidos que concordam que “o financiamento público do ensino superior é um desígnio nacional” a aprovarem o diploma.

Suspensão do deputado Pinto Moreira, eleito pelo círculo do Porto, aprovada no parlamento

A Assembleia da República aprovou a suspensão do mandato do deputado do PSD Joaquim Pinto Moreira, que foi constituído arguido no âmbito da Operação Vórtex, “até ao máximo de seis meses”, por “motivos ponderosos de natureza pessoal”.