Autarca de Vila Flor reclama coragem política ao Governo para mandar avançar comboio no Tua

Autarca de Vila Flor reclama coragem política ao Governo para mandar avançar comboio no Tua
| Política
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Vila Flor e da Agência para o Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, Pedro Lima, reclamou esta sexta-feira do Governo coragem política para mandar avançar o plano de mobilidade, num impasse há cinco anos.

O Plano de Mobilidade está previsto há mais de uma década como a principal contrapartida pela construção da barragem de Foz Tua e continua por cumprir, apesar de estarem preparados todos os equipamentos necessários para o comboio regressar a parte da linha desativada do Tua e para passeios de barco na nova albufeira.

O plano contempla também comboio para o quotidiano das populações.

Já foram anunciadas várias datas para o arranque, mas continua por executar.

O que se passa com este processo é uma pergunta que o presidente da agência disse que já fez ao secretário de Estado recentemente nomeado para as infraestruturas.

“Porque também eu só estou aqui há um ano e deparei-me com aquilo que ele chamou um imbróglio. E realmente como é que após cinco anos de produção hidroelétrica, após 17 milhões de investimento , cinco municípios, vários governos, dois concessionários não conseguem colocar a linha do Tua em funcionamento”, questionou.

Segundo disse à Lusa, a resposta do secretário de Estado foi “que têm soluções, que vão falar, já o anterior ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tinha dito que tinha soluções”.

Pedro Lima diz que na verdade está esperançado de que “falta muito pouco, falta desbloquear o licenciamento da linha” e também admite que o impasse no licenciamento “é justificado porque é uma linha que está associada a problemas de segurança, que teve mortes, é preciso refletir um pouco”.

“De toda a forma eu não consigo também compreender como é que passados cinco anos da exploração hidroelétrica, que vão totalmente contra a DIA (Declaração de Impacte Ambiental), que não está a ser respeitada, como é que se justifica isso”, questiona.

Para o autarca, “quem tem que justificar isso é o Governo, porque o Governo é que tem legitimidade de fazer cumprir a DIA”.

Pedro Lima considera, contudo, que o que “falta (é) coragem política, falta que alguém no ministério que diga avancemos”.

O presidente da agência assegurou ainda que os agentes locais têm reclamado do impasse, mas lamenta que a reivindicação não tenha visibilidade nas prioridades mediáticas “com outras situações, vicissitudes, casos e casinhos que dominam a comunicação social”.

“O território está a perder há cinco anos, e cabe ao Governo fazer respeitar a DIA, cabe ao Governo dizer que a medida compensatória mais relevante para o território não está a ser cumprida, cabe ao Governo pedir justificações de onde foram investidos esses 17 milhões”, afirmou.

Reiterou que tem “esperança de que o plano de mobilidade vai ser uma realidade” porque não consegue “imaginar quem é que vai justificar a ineficácia, a inoperância perante tamanho hiato de tempo e montante gasto”.

Disse ainda que tem observado “uma abertura muito grande e uma boa vontade muito grande do Governo para resolver” e que tem “a certeza de que vai ser resolvido em breve”.

O Parque Natural Regional do Vale do Tua inclui os municípios de Vila Flor, Mirandela, Murça, Alijó e Carrazeda de Ansiães.

Tanto o Parque como a Agência resultaram de contrapartidas pela construção da barragem de Foz Tua.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.