Nova central em Gondomar vai reduzir tempo de espera em situações de socorro

Nova central em Gondomar vai reduzir tempo de espera em situações de socorro
| Norte
Porto Canal

Vai ser criada uma central única em Gondomar com o objetivo de diminuir o tempo de espera em situações de emergência. O modelo vai reunir a rede de bombeiros, a Polícia Municipal e a Proteção Civil.

De acordo com o Jornal de Notícias, a nova central vai começar a funcionar no dia 1 de março, com um investimento na ordem dos 540 mil euros.

Este novo modelo começou a ser pensado e estruturado em 2016. Ao jornal, o Presidente da Câmara de Gondomar explicou que “as últimas semanas têm servido para afinar aquela que é a maior central municipal do Porto”.

Vão fazer parte desta equipa cerca de 490 operacionais: bombeiros, elementos da Polícia Municipal e também da Proteção Civil.

Ao JN, o comandante operacional municipal de Gondomar, Artur Teixeira, explicou que “tudo passará a ser feito a nível digital”, deixando de se utilizar meios como os “aparelhos com rádios SIRESP e Rede Operacional dos bombeiros em separado”. Além disso, foram instalados sistemas de GPS em cerca de 100 viaturas, de forma a ser possível disponibilizar um meio de socorro o mais rapidamente possível, mal seja recebido o alerta via 112/CDOS. 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.