Convenção do Chega. Ana Catarina Mendes lamenta "discurso de ódio"

Convenção do Chega. Ana Catarina Mendes lamenta "discurso de ódio"
| Política
Porto Canal/Agências

A ministra dos Assuntos Parlamentares lamentou este domingo o “discurso de ódio” que considerou ter marcado o encerramento da V Convenção do Chega, em Santarém, sublinhando que “há todo um mundo que distingue” aquele partido do Governo.

Sublinhando que o Governo marcou presença, respondendo a um convite institucional, Ana Catarina Mendes frisou a “distância total e nenhum ponto de contacto do Governo com o partido Chega”.

“Aquilo que aqui ouvimos foi um incitamento ao ódio”, declarou, acrescentando que o Governo “não se revê em nenhuma das posições que o Chega” apresentou no final da convenção que decorreu desde a noite de sexta-feira no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.

Ana Catarina Mendes assistiu ao encerramento do encontro, no qual se ouviram os intervenções de dirigentes de oito partidos da extrema-direita europeia e o discurso final de André Ventura, reeleito sábado presidente do Chega, com 98,3% dos votos dos mais de 600 congressistas presentes no encontro máximo do partido.

“Aquilo a que assistimos é aquilo que nunca defenderemos, um discurso de ódio, um discurso de desrespeito para com os portugueses, um discurso de ataque, de portugueses contra portugueses. O Governo continuará a trabalhar como sempre para reforçar a democracia, para respeitar as nossas instituições”, afirmou.

Ana Catarina Mendes lembrou que a Europa vive este domingo uma guerra, “que é cultivada pelos discursos de ódio e que é motivada pelo individualismo e pela falta de cultura daquilo que deve ser a cooperação, que deve ser uma União Europeia que foi criada para que haja paz, justiça social e cooperação entre todos”.

Por isso, afirmou, num cenário de guerra, com a inflação em alta, “o Governo não se desviará do que tem de fazer”, respondendo “às necessidades dos portugueses” e mantendo “um Estado social forte, que proteja todos, os que cá estão e os que cá chegam”.

“Portugal é um país que acolhe o Mundo, que acolhe todos os que aqui chegam, que têm o direito e merecem ser tratados com a dignidade que se impõe”, acrescentou.

Questionada sobre o tema que marcou a convenção, a de um acordo do Chega com o PSD, a ministra dos Assuntos Parlamentares disse que não iria comentar, por não ter sido o que ouviu.

"O que ouvi aqui foi um incitamento ao ódio e isso é contra a democracia", afirmou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.