FC Porto (Hóquei em Patins): Tudo igual num duelo de campeões

FC Porto (Hóquei em Patins): Tudo igual num duelo de campeões
| Desporto
Porto Canal

FC Porto e Trissino empataram a três na abertura da nova prova europeia de hóquei.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto estreou-se na renovada Liga dos Campeões com uma igualdade. Frente aos italianos do Trissino, na ronda inaugural da principal prova continental, os desfalcados Campeões de Portugal e do Mundo marcaram três golos, sofreram outros tantos e acabaram a dividir pontos com os Campeões de Itália e da Europa.

Privada de três dos principais intérpretes - a cumprirem castigos relativos à final da Liga Europeia de 2021 (um jogo de suspensão para Xavier Malián e Gonçalo Alves, dois para Carlo Di Benedetto) -, a orquestra azul e branca entrou desafinada com Tiago Rodrigues a ver o bem-conhecido Giulio Cocco descobrir o respetivo capitão ao segundo poste (0-1).

A réplica tardou pouco. Saído do banco, o defesa/médio Telmo Pinto vestiu a pele de avançado e colocou perto do ângulo superior a bola oferecida por Xavier Barroso (1-1). Os comandados da lenda barcelense Alessandro Bertolucci seguiram o exemplo dos de Ricardo Ares e, dez minutos volvidos, retorquiram a gentileza pelo mesmo mensageiro (1-2). A décima falta transalpina surgiu antes do intervalo, porém Ezequiel Mena perdeu o duelo individual com o guardião visitante.

O intervalo fez bem ao FC Porto, que no regresso à pista teve em Roc Pujadas o abono de família. Chamado à marca de livre direto, o catalão concretizou como mandam os livros e, tão motivado pelo golo como pela oportunidade, consumou a remontada após insistência um par de minutos volvidos.

Pouco depois Mena viu um azul que o retirou da pista durante igual período e obrigou Tiago Rodrigues a aplicar-se para manter a vantagem. Osso duro de roer, o Trissino aproveitou uma réstia do powerplay para repor o empate. O derradeiro assalto à baliza de Zampoli não trouxe frutos e a buzina soou para assinalar o 3-3 final.

“Tínhamos jogadores suficientes para ganhar o jogo. As baixas não servem de desculpa, são uma lástima porque tínhamos analisado bem o adversário e eles concretizaram alguns lances que havíamos previsto. A equipa lutou, teve possibilidades de vencer, mas faltou eficácia. Desenhámos bem muitos lances, só que faltou defini-los na frente do guarda-redes. Não é o resultado que queríamos, mas era importante não perder. Vamos recuperar, voltar a pensar no Campeonato e de certeza absoluta que lutaremos para estar na Final 8 da Champions”, declarou Ricardo Ares no rescaldo da contenda.

Segue-se um fim de semana sem jogos antes do regresso à pista no Pavilhão Gimnodesportivo de Sequeira, casa do HC Braga e palco da 15.ª jornada do Nacional (quarta-feira, 21h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-GSH TRISSINO, 3-3
Liga dos Campeões, Grupo B, 1.ª jornada
26 de janeiro de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Miguel Díaz e Jonathan Sánchez (Espanha)

FC PORTO: Tiago Rodrigues (g.r.), Reinaldo García (cap.), Xavier Barroso, Ezequiel Mena e Rafa
Suplentes: José Silva (g.r.), Telmo Pinto, Diogo Barata, Miguel Henriques e Roc Pujadas
Treinador: Ricardo Ares

GSH TRISSINO: Stafano Zampoli (g.r.), Giulio Cocco, Andrea Malagoli (cap.), Francisco Ipiñazar e Davide Gavioli
Suplentes: Giovanni Bovo (g.r.), Jordi Méndez, João Pinto, Filippo Schiavo e Joan Galbas
Treinador: Alessandro Bertolucci

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Andrea Malagoli (8m e 20m), Telmo Pinto (10m), Roc Pujadas (26 e 28m) e Jordi Méndez (35m)

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.