‘Fatinha’. Conheça a mulher que alimenta os Dragões há 34 anos
Porto Canal
Fátima Dias conheceu Sérgio Conceição quando este tinha 16 anos. 32 anos depois, o carinho pela cozinheira que enche as barrigas dos atletas do FC Porto, que vivem na Casa do Dragão, é o mesmo e, à 'Fatinha', ninguém fica indiferente.
No dia 14 de janeiro, Fátima Dias completou 56 anos e recebeu, pela porta da cozinha, uma grande surpresa. O treinador do FC Porto, conta a cozinheira, entrou pela porta da cozinha para lhe desejar um feliz aniversário. “Disse-me ele: ‘eu estava a correr e estava a sentir que hoje tinha de vir dar um abraço e um beijinho à Fatinha’. Fiquei feliz porque não contava mesmo. Foi uma surpresa muito agradável.” Nesse mesmo dia, Sérgio Conceição publicou uma fotografia com a 'Fatinha', dando-lhe os parabéns e homenageando a cozinheira.
Ver esta publicação no Instagram
Há 34 anos que Fátima Dias é a responsável por cozinhar as refeições dos atletas do FC Porto que vivem na Casa do Dragão, na rua de Costa Cabral, que, na maioria dos casos, são de outras zonas do país. Por isso, contam os jogadores, “é como se fosse uma avó ou uma mãe para nós, que estamos longe da família”, confidenciou Tiago Trindade. E a opinião é partilhada por outros atletas. Para Tiago Sousa, “a Fatinha é uma segunda mãe”. “Ajuda-me muito e dá-me muito carinho ao longo da semana, estando longe da minha mãe.”
Perante palavras como estas, que se multiplicam entre os atletas na sala onde são servidas as refeições, 'Fatinha' emociona-se. “É gratificante ouvi-los falar bem de mim. Eles são quase meus filhos.”
Na sala das refeições da Casa do Dragão, a partir do meio-dia e quase até às 14h, é uma azáfama total. Quando uns entram, outros saem para dar lugar, mas as gargalhadas e a cumplicidade com a 'Fatinha' nunca faltam. “Quando saio do trabalho, saio de coração cheio. É tudo gratificante aqui. O Gonçalo Borges que está na equipa A, o Diogo Costa a mesma coisa. Fico muito feliz de os ver chegar onde chegaram”, confessou.
Se está há 34 anos à frente da cozinha dos jovens atletas, é certo que foram muitas as figuras incontornáveis do FC Porto que passaram pelo seu carinho e pelos seus cozinhados. Sérgio Conceição foi um deles. “Era um miúdo muito alegre, muito traquina, mas também tinha 16 anos. Era um bom miúdo, e continua a ser uma boa pessoa. É muito humano”.