Bruxelas "aberta" a solução para ENVC, Governo deve decidir-se -- Edite Estrela

| Norte
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 02 jul (Lusa) -- A líder da delegação do PS ao Parlamento Europeu instou hoje o Governo a empenhar-se numa solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), apontando que, da parte da Comissão Europeia, há uma "grande abertura".

Em declarações à saída de um encontro com o comissário europeu da Concorrência, Joaquin Almunia, em Estrasburgo (França), no qual participaram também o eurodeputado socialista Correia de Campos, o presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, o deputado de Viana à Assembleia da República, Jorge Fão, e dois representantes da comissão de trabalhadores dos ENVC, Edite Estrela sustentou que o que é necessário é que o Governo decida e "diga qual o futuro que pretende para os estaleiros".

"Este Governo herdou do anterior um plano de reestruturação que poderia ter resolvido a situação dos ENVC, depois apresentou a ideia de que ia privatizar a empresa, depois abandonou também essa ideia, e agora, mais recentemente, vem com a ideia da subconcessão dos terrenos. Portanto, o Governo não tem uma estratégia para os estaleiros, o que é lamentável", disse.

Da parte de Almunia -- que não prestou declarações à imprensa -, Edite Estrela disse ter sentido "grande abertura e grande flexibilidade", sendo por isso apenas necessária "vontade política por parte do Governo e, sobretudo, que o Governo diga o que é que pretende" e que preste a Bruxelas os esclarecimentos e informações adicionais pedidos pela Comissão.

Por seu turno, tanto José Maria Costa como Jorge Fão lamentaram o facto de", até esta data, o ministro" da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, que tem a tutela, não ter tido qualquer "contacto formal ou informal com o comissário" Almunia, para tentar um compromisso que garanta a viabilidade dos Estaleiros Navais de Viana.

ACC // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.