BE questiona Governo sobre decisão de encerrar quatro escolas em Nelas

| Política
Porto Canal / Agências

Nelas, 14 jul (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) pretende que o Governo esclareça que critérios estiveram na base da decisão de incluir quatro escolas primárias no concelho de Nelas, todas elas do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, na lista de encerramentos.

A decisão anunciada pelo Governo visa o encerramento das escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Aguieira, Vale de Madeiros, Lapa do Lobo e Póvoa de Santo António, todas elas do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.

Na pergunta enviada hoje ao Ministério da Educação e Ciência, o deputado Luís Fazenda solicita que seja explicado o porquê da "EB Aguieira estar na lista de escolas a encerrar, se tem mais de 21 alunos e se os resultados a colocam como uma das melhores escolas do país".

"Por que motivo a EB Vale de Madeiros foi colocada na lista, se tem mais de 21 alunos?", refere.

No documento, o deputado do BE pretende saber se o Ministério da Educação considera voltar atrás na sua decisão e manter as quatro escolas em funcionamento.

Aponta ainda que "as escolas do Agrupamento de Canas de Senhorim não reúnem condições para a receção dos alunos das escolas a encerrar", para além de não existir "qualquer centro escolas preparado para o efeito, nem sequer refeitórios que possam dar resposta".

Na semana passada, o executivo da Câmara de Nelas aprovou por unanimidade uma moção de repúdio ao Governo, por ter decretado o encerramento daquelas quatro escolas.

"Tal encerramento é feito sem que em tal decisão tenha sido respeitada a posição da Câmara de Municipal e das juntas de freguesia das localidades envolvidas, autarquias que sempre se manifestaram contra tal encerramento", consideraram.

Na moção, a Câmara de Nelas realça que estes encerramentos manifestam "uma completa falta de respeito do Governo pelos municípios e suas instituições representativas; e o propósito de abandono do interior de Portugal e a desistência de criação de um clima de verdadeira igualdade de oportunidades, também na área nuclear da educação".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.