Maternidade do hospital de Vila Nova de Famalicão "não vai fechar"

Maternidade do hospital de Vila Nova de Famalicão "não vai fechar"
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, António Barbosa, afirmou esta sexta-feira ter a "garantia" de que a maternidade do hospital de Vila Nova de Famalicão não vai encerrar.

Em declarações à Lusa, António Barbosa disse que a garantia lhe foi comunicada, na quinta-feira, pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo.

"Foi-me comunicado, por escrito, que a maternidade de Famalicão não vai fechar, num documento em que é ainda apontada a necessidade de efetuar duas ou três intervenções para melhorar ainda mais o serviço", referiu.

Ainda segundo António Barbosa, daqui a um ano será feita nova visita ao hospital, para aferir das condições de funcionamento.

"Mas não me parece, de todo, que a manutenção da maternidade seja uma decisão a prazo, bem pelo contrário", disse ainda.

Hoje, em comunicado conjunto, os presidentes das câmaras de Famalicão (Braga), Santo Tirso e Trofa (Porto) já manifestaram o seu "regozijo" pela decisão de não encerramento da maternidade.

"A decisão defende os superiores interesses públicos da região e é essencial para a competitividade, inclusivamente demográfica, de um território que é dos mais produtores e exportadores do país", referem.

Dizem ainda que, depois da reunião que mantiveram, em outubro, com o ministro da Saúde ficaram "descansados com o conhecimento" que Manuel Pizarro "demonstrou ter sobre a importância daquela maternidade e sobre a excelência do trabalho lá desenvolvido".

"Não esperávamos outro desfecho que não este", rematam os três autarcas.

Em setembro, o coordenador da Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia referiu que a possibilidade de haver a junção de alguns serviços com a concentração das urgências de obstetrícia e ginecologia e blocos de partos.

O coordenador, Diogo Ayres de Campos, explicou que esta situação não implica o encerramento de maternidades: "Pode na mesma funcionar em determinado hospital consultas e internamento, mas a urgência e o bloco de partos desse hospital será num hospital ao lado".

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.