Universidade da Beira Interior atribui Honoris Causa a Zeinal Bava

| País
Porto Canal / Agências

Covilhã, 14 jul (Lusa) - A Universidade da Beira Interior (UBI) anunciou que vai conceder o grau Doutor Honoris Causa ao presidente executivo da PT, Zeinal Bava, que será a personalidade mais jovem a receber este título na instituição.

De acordo com nota enviada à agência Lusa pela UBI, o empresário covilhanense Paulo de Oliveira e o antigo presidente do Conselho Geral da UBI Carlos Salema são as outras duas personalidades que vão receber o mesmo título.

As propostas para a atribuição do referido grau a Zeinal Bava e a Paulo de Oliveira foram aprovadas no dia 10 de julho, em reunião do Senado da UBI, enquanto a proposta relativa ao professor e investigador Carlos Eduardo Salema já tinha sido aprovada pela reitoria anterior.

A outorga dos títulos será agora efetuada na sessão de abertura do ano letivo 2014/2015, a realizar no mês de outubro.

A UBI explica igualmente que a concessão do grau de Doutor Honoris Causa se destina "a homenagear personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, de reconhecido mérito nos domínios do ensino, da ciência, da cultura, da arte e das atividades sociais, que tenham contribuído para o engrandecimento de Portugal ou da universidade".

No caso de Zeinal Bava, é destacado o "forte empenho" na promoção e criação do Data Center da PT na Covilhã, projeto que tem contado com a parceria da UBI desde o primeiro momento.

Sobre o empresário covilhanense da área dos lanifícios, destaca-se que "foi grande entusiasta, desde a primeira hora, da implantação do ensino superior na Covilhã e foi um dos primeiros empregadores dos quadros formados na UBI e nas instituições que a antecederam", além de também ter sido "membro externo do Conselho Geral da UBI entre 2009 e 2013".

Por seu turno, Carlos Salema, investigador e professor catedrático, foi o primeiro presidente do Conselho Geral da UBI, entre 2009 a 2013.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.