“Quero dar uma imagem diferente do país”, diz Ronaldo na apresentação no Al-Nassr
Porto Canal
Na sala de imprensa do Al-Nassr, clube de Riad, sentaram-se Ronaldo, o treinador, Rudi Garcia, e o presidente do clube.
Em declarações na apresentação, CR7 diz que quer mudar mentalidades e mudar a imagem que o país tem na cena internacional. "É uma grande oportunidade no futebol e mudar a mentalidade da nova geração. Ninguém sabe, mas posso dizer que tive muitas oportunidades na Europa. Muitos clubes, também no Brasil, na Austrália, nos Estados Unidos e até em Portugal me ligaram. Sei o que quero e o que não quero. É uma boa oportunidade para ajudar a mudar e a crescer o futebol aqui. O Al Nassr tem também futebol feminino e quero ajudar. Quero dar uma imagem diferente do país", frisou.
A Amnistia Internacional (AI) fala da Arábia Saudita como um país que reprime jornalistas, ativistas pacíficos e académicos, bem como mulheres defensoras dos direitos humanos. O país está também no topo dos países que mais praticam a pena de morte, com a tortura a ser utilizada em detidos, de acordo com relatos da AI.
Na apresentação no país das Arábias, Ronaldo mostrou-se “orgulhoso por esta decisão.” O craque português frisou que está pronto para novas latitudes. “Na Europa, o meu trabalho está feito. Venci tudo, joguei nos maiores clubes. É um novo desafio na Ásia. O Al Nassr deu-me esta oportunidade de mostrar o meu futebol. É um orgulho", avançou Ronaldo.
Ronaldo destacou ainda que deixa de parte a opinião dos outros e revela estar preparado para entrar em jogo já na quinta-feira frente ao Al Taee. "Não estou importado com o que dizem as pessoas. Estou muito feliz por estar aqui, sei que o campeonato é competitivo, já vi vários jogos. O que quero é jogar, já depois de amanhã se o treinador assim quiser. Quero continuar a jogar e a desfrutar".
Apesar de a conferência de imprensa estar a ser transmitida pela imprensa nacional e internacional, as perguntas foram todas feitas pela mesma pessoa, que conduzia a conferência de imprensa num púlpito à direita da mesa onde estavam sentados.
O treinador do Al Nassr, Rudi Garcia, após uma conferência sem qualquer pergunta dos jornalistas deixou o convite à imprensa. "Estou muito surpreendido. Costumamos três ou quatro jornalistas depois dos jogos, agora está cheio. Estão todos convidados para os próximos jogos".
"O Ronaldo é uma lenda, é uma honra para mim e para o clube. Tenho a certeza que para a liga e para o país é fantástico que o Ronaldo esteja cá", frisou Rudi Garcia.
No final da conferência, Ronaldo seguiu para o balneário para se equipar e rumar depois ao relvado do Al-Nassr. À volta as bancadas estavam lotadas.
O ‘capitão’ da seleção portuguesa, de 37 anos, ruma ao futebol saudita, após ter rescindo contrato com os ingleses do Manchester United, que representou uma segunda vez em 2021/22 e 2022/23, após uma primeira passagem (2003/2009).
O Al Nassr soma nove títulos de campeão saudita, o último dos quais em 2018/19.
