Alemanha e Argentina decidem 20.ª edição no Maracanã

Alemanha e Argentina decidem 20.ª edição no Maracanã
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A Alemanha, que nas meias-finais goleou o anfitrião Brasil por 7-1, e a Argentina, uma equipa de "guerreiros" liderada por Lionel Messi, disputam domingo a final do Mundial2014 de futebol, no mítico Maracanã.

A "Mannschaft" procura o "tetra", depois das vitórias de 1954, 1974 e 1990, enquanto os sul-americanos correm pelo "tri", após os triunfos de 1978 e 1986.

No "mano a mano", em finais, cada equipa ganhou uma: os argentinos em 1986, no México, com Diego Armando Maradona a fazer o passe para Burruchaga selar o 3-2 final, e os alemães venceram por 1-0 em 1990, em Itália, graças a um penálti "fantasma" de Andreas Brehme.

O desempate será feito no Rio de Janeiro, no mítico Maracaña, o palco perfeito para um Mundial para recordar sempre, feito de muitos golos (com dois cairá o recorde absoluto), de grandes jogos, de exibições imensas, coletivas e individuais: falta uma grande final.

Pela forma como massacraram os "canarinhos", os germânicos apresentam-se como favoritos, mas são-no por muito mais do que isso, sobretudo pelo facto de não o terem conseguido por acaso, mas por serem a melhor seleção do momento.

Caso consiga "certificar" o estatuto de forma convincente, depois do que já fez até chegar à final, o conjunto comandado por Joachim Löw entrará, aliás, para a história dos Mundiais como a melhor Alemanha de sempre.

Os germânicos venceram em 1954, mas não eram melhores do que a Hungria, de Puskas, Kocsis e Czibor, ganharam em 1974, mas quem encantou foi a Holanda, de Cruyff, e, em 1990, eram superiores, mas venceram com um penálti inventado, uma decisão nascida apenas para "matar" o sonho de Maradona.

Os alemães não podem, porém, esperar uma final à imagem da meia-final, pois a Argentina não vai cometer o erro do Brasil e tentar jogar de igual para igual, consciente de que tal seria um suicídio.

Apesar de ter jogado dois prolongamentos, o conjunto comandado por Alejandro Sabella não sofreu golos nos três jogos a eliminar, face a outros três conjuntos europeus (Suíça, Bélgica e Holanda), e, como tal, não vai mudar nada, até pelo desgaste, ao qual se junta menos um dia de descanso.

Desde os "oitavos", os sul-americanos também só marcaram dois golos e um foi apontado por Di Maria, que sofreu lesão muscular nos "quartos" e está em dúvida, mais uma razão para apostar tudo na consistência defensiva, que tem tido como símbolo, como líder, o "trinco" Javier Mascherano.

Para vencer os alemães, isso poderá não chegar, será necessário, provavelmente, o melhor Lionel Messi, ou pedaços da sua "magia", que já se viram no Brasil, nos quatro golos da primeira fase ou naquele passe que permitiu a Di Maria "arrumar" os suíços. Faltou nos últimos dois jogos.

Em 1986, Maradona só precisou de um momento para decidir a final, com um passe mágico para Burruchaga. Agora, 28 anos depois, a "estrela" do FC Barcelona tem a hipótese de repetir a façanha, também com a Alemanha do outro lado, uma seleção enorme, que já fez quase tudo para merecer o título, quase.

O encontro realiza-se no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 16:00 locais (20:00 em Lisboa), com arbitragem do italiano Nicola Rizzoli.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.