FC Porto (Basquetebol): 'Dragão' voa alto na Luz e vence Benfica em clássico eletrizante
Porto Canal
O FC Porto venceu esta sexta-feira o Benfica, no pavilhão da Luz, por 86-87, no clássico pré-Natal, referente à 14.ª jornada da Liga de basquetebol.
Já estamos a abrir prendas 🤩 Que bela vitória no Clássico da Luz💙🏀
— FC Porto (@FCPorto) December 23, 2022
Bravo, Dragões!🙌👏#FCPortoBasket #FCPortoSports pic.twitter.com/c7CFKVkEe3
Michael Finke, autor do triplo vitorioso, foi o melhor pontuador dos azuis e brancos com 20 pontos, seguido de Max Landis (17 pontos). Teyvon Myers fez um duplo-duplo (15 pontos e 10 assistências).
Num jogo coletivo de intensidade e qualidade extremas, o FC Porto foi a Lisboa derrotar o Benfica na 14.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol (87-86). Michael Finke, autor do triplo vitorioso, foi o melhor pontuador dos azuis e brancos com 20 pontos, seguido de Max Landis (17 pontos). Teyvon Myers fez um duplo-duplo (15 pontos e 10 assistências).
Num primeiro quarto que definiu desde logo a diferença de estratégias entre as duas equipas, o FC Porto apostou no jogo exterior (55% atrás da linha de três pontos) e, ao cabo dos cinco minutos inaugurais, levava vantagem no encontro (11-10). O equilíbrio foi ingrediente predominante até ao final do período inicial, que terminou com uma condução em drible seguida de um triplo de Miguel Maria Cardoso que a equipa de arbitragem, com recurso ao sistema de revisão instantâneo, invalidou. A equipa da casa saía na frente (25-23).
O segundo quarto teve um nome em claro destaque do lado azul e branco: Charlon Kloof marcou 11 dos 24 pontos que a equipa apontou, fez duas assistências e converteu 75% de três pontos (três em quatro). Apesar de o adversário ter começado melhor (6-0), os Dragões responderam com um parcial de 11-3 e tomaram, de novo, a dianteira do encontro (44-43) com dois minutos por jogar. Até final, equilibraram-se as contas e chegou tudo empatado ao intervalo (47-47).
Os portistas voltaram com superioridade total e amealharam um parcial de 9-0. Sólidos defensivamente, com uma melhoria significativa no parâmetro dos ressaltos, os azuis e brancos chegaram a dispor de 11 pontos de vantagem, a maior de todo o jogo, mas a resposta caseira fez com que a margem fosse encurtada para cinco pontos à entrada para a derradeira dezena de minutos (64-59).
Ao contrário do oponente, que fazia o jogo passar por um único atleta, o FC Porto foi criando perigo de ângulos distintos. Foi a diferença coletiva que fez precisamente a diferença na jogada decisiva do encontro: quando todos esperavam que a bola entrasse em Max Landis, que até ao momento somava 17 pontos, o esférico chegou a Michael Finke que, a três segundos do fim, colocou uma autêntica prenda de Natal no cesto adversário (86-87).
Na próxima quarta-feira, o FC Porto recebe o Imortal no Dragão Arena (15h00, Porto Canal/FC Porto TV).
FICHA DE JOGO
BENFICA-FC PORTO, 86-87
Liga Portuguesa de Basquetebol, 14.ª jornada
23 de dezembro de 2022
Pavilhão da Luz, em Lisboa
Árbitros: Sérgio Silva, José Gouveia e Vincente Jardim
BENFICA: Toney Douglas (4), Aaron Broussard (21), Ivan Almeida (27), João Gomes (2) e Terrell Carter II (8)
Suplentes: José Silva (3), José Barbosa (3), Ben Romdhane (15), Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor (3)
Treinador: Norberto Alves
FC PORTO: Teyvon Myers (15), Max Landis (17), Francisco Amarante (6), Brian Conklin (10) e Michael Finke (20)
Suplentes: Miguel Maria (7), Vlad Voytso, Keven Gomes, João Guerreiro, Miguel Queiroz (1) e Charlon Kloof (11)
Treinador: Fernando Sá
Ao intervalo: 47-47
Parciais: 25-23; 22-24; 12-17; 27-23