Oliveira de Azeméis vai criar 92 camas para alunos do Ensino Superior

Oliveira de Azeméis vai criar 92 camas para alunos do Ensino Superior
| Norte
Porto Canal / Agências

A Cruz Vermelha Portuguesa e Universidade de Aveiro vão investir quase quatro milhões de euros para criar alojamento para 92 alunos que frequentem o ensino superior em Oliveira de Azeméis, revelou esta quinta-feira essa autarquia do distrito de Aveiro.

Em causa estão dois projetos destinados a aumentar a oferta de camas para estudantes universitários da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, a funcionar no centro de Oliveira de Azeméis, e da Escola Superior Aveiro Norte, da Universidade de Aveiro, na freguesia de Santiago de Riba-Ul.

"O ensino superior vem ganhando espaço na comunidade educativa do concelho e a criação destas camas vem reforçar essa realidade, permitindo o acesso a alojamento por estudantes com maior carência económica", declara o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira.

Ambos os projetos terão financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, sendo que o da Escola Superior de Saúde já deu entrada nos serviços camarários "há duas semanas" para licenciamento do projeto de arquitetura destinado à moradia que a Cruz Vermelha adquiriu para o efeito a cerca de 200 metros do seu estabelecimento de ensino.

Esse plano específico visa a criação de 37 camas através da reabilitação e ampliação da referida casa e, segundo fonte municipal, a candidatura foi definida "em absoluta articulação com a autarquia", que assumiu "o compromisso de integrar a comissão executiva que promoverá a gestão do alojamento".

A autarquia refere que o valor candidatado está próximo dos 1,3 milhões de euros e "teve aprovação integral".

Quanto à Escola Superior Aveiro Norte, a obra envolve um consórcio entre a Universidade de Aveiro e o Município de Oliveira de Azeméis, que irão adaptar para alojamento o edifício devoluto da Quinta do Comandante e nesta fase aguardam a conclusão do devido projeto de arquitetura.

"Esta candidatura permitirá dotar essa instituição de uma resposta residencial para estudantes em situação de absoluta premência, ao mesmo tempo que permitirá a reabilitação de edificado municipal, alavancando a importância e o potencial de expansão que se reconhece àquela área", adianta fonte da Câmara.

O consórcio prevê, por isso, que a autarquia disponibilize à Universidade os edifícios devolutos a recuperar, cabendo às duas entidades assumir "em partes iguais o esforço financeiro suplementar" necessário para a concretização do projeto e não suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Uma vez que "o investimento global ronda os 2,5 milhões de euros" e a comparticipação é na ordem dos 1,6, caberá assim a Município e Universidade repartirem os cerca de 900.000 euros da diferença.

Datas para arranque das obras e efetiva disponibilização do alojamento ainda não foram divulgadas, mas a Câmara refere que as 92 novas camas integram o lote de 6.400 a criar na região Norte nos próximos anos, também ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.