Mundial'2022: FIFA abre processo à Federação do Uruguai e a alguns jogadores após insultos e acesos protestos
Porto Canal
O Comité Disciplinar da FIFA abriu um processo à Federação Uruguaia de Futebol (AUF) e aos futebolistas José Maria Jiménez, Cavani, Muslera e Godín por infrações no final do jogo com o Gana, no Mundial'2022, que ditou a eliminação do conjunto sul-americano da competição.
O processo disciplinar agora aberto prende-se com a infração dos artigos 11, que diz respeito a comportamento ofensivo e violação dos princípios do "fair play", 12, de conduta indevida de jogadores ou oficiais, e 13, de discriminação.
Após o jogo com o Gana, os futebolistas uruguaios protestaram com o árbitro alemão Daniel Siebert e com o videoárbitro. Nas imagens, que rapidamente começaram a circular nas redes sociais, é possível ver Jiménez a agredir um dirigente da FIFA e a ofender a equipa de arbitragem.
Cavani destrozó el VAR, Giménez golpeó a un oficial de la FIFA, ambos muy cerca de recibir una fuerte sanción por parte de la FIFA. pic.twitter.com/iAkBeyPhP3
— Felipe Ramos Rizo (@ramosrizo) December 3, 2022
Lo que hizo Cavani está mal, pero esto no tanto; más en caliente y luego de saber que efectivamente se nos había robado un claro penal.
— En1Buena (@En1Buena) December 2, 2022
Palabras del nuevo capitán de la selección uruguaya.
Junto a Bentancur, los dos mejores de Uruguay en el mundial.
pic.twitter.com/dgmJFye83H
Já Edinson Cavani foi visto a descarregar a frustração sobre o aparelho vídeo do VAR.
Lo mejor de Cavani en el mundial pic.twitter.com/7LrpK4qWbN
— Mr.Baru (@crearOreventar) December 2, 2022
Em causa estará uma grande penalidade reclamada, precisamente sobre o avançado do Valência, nos minutos finais do jogo, e que não foi assinalada pela equipa de arbitragem.
Na última jornada do Grupo H, o Uruguai conseguiu vencer por 2-0, com golos de De Arrascaeta, aos 26 e 31 minutos, mas ficou fora dos oitavos de final, no desempate entre golos marcados e sofridos, com a Coreia do Sul a terminar com 4-4 e os sul-americanos com 2-2.
De destacar que o 3-0 daria a passagem ao Uruguai e não à Coreia do Sul, de Paulo Bento.