Café Majestic. Um dos mais emblemáticos cafés portugueses celebra 100 anos de memórias

| Porto
Mafalda Miranda

O Café Majestic encontra-se situado na Rua de Santa Catarina, no número 112, em plena cidade do Porto. A dois de dezembro de 1922 abriu portas pela primeira vez e esta sexta-feira celebra 100 anos de história. Nos anos 80 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e era frequentado por intelectuais e gente ilustre da cidade do Porto.

As suas origens remontam a 17 de dezembro de 1921 quando foi constituída, por um conjunto de comerciantes do Porto, a Sociedade por Quotas Café Elite Limitada que, nesse mesmo dia, assinou um contrato de aluguer do rés-do-chão do prédio na Rua de Santa Catarina nºs 110 ao 116 “destinado à montagem de um café, cervejaria”.

Contudo, só a dois de dezembro de 1922, é que se deu a inauguração ao público. Mantendo desde a abertura o seu nome, Majestic Café, a quatro de dezembro de 1924, a Sociedade Café Elite Lda sua proprietária é substituída pela sociedade Majestic Café Lda.

                                                        Porto Canal

Site oficial Café Majestic

Em abril de 2011, o Majestic foi distinguido pelo site Ucityguides como o 6º café mais bonito do mundo, considerando-o “o mais espantoso de todos os cafés do país e um dos mais atrativos do mundo”. Segundo o site, “desde a fachada ao interior, o Café Majestic continua um bonito local para eventos culturais, fazendo dele mais do que uma atração turísitica”, justificando o seu nome com “uma maravilhosa atmosfera da Belle Epoque”.

Ao longo do século XX teve sempre uma elite mais intelectual a frequentar o espaço. José Régio, Gago Coutinho, Beatriz Costa, Sacadura Cabral, são alguns dos nomes que passaram pelo emblemático Majestic.

Passou por uma fase mais frágil no período da pandemia, mas atualmente é um espaço que todos os turistas da cidade do Porto querem visitar criando filas meia hora antes da abertura.

 

+ notícias: Porto

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.

Rua da Picaria no Porto reaberta ao trânsito após incêndio em habitação

A Rua da Picaria, no centro do Porto, foi reaberta ao trânsito às 14h10, com a desmobilização dos meios de socorro ao incêndio que deflagrou num prédio de habitação, disse à Lusa fonte municipal.