Café Majestic. Um dos mais emblemáticos cafés portugueses celebra 100 anos de memórias

| Porto
Mafalda Miranda

O Café Majestic encontra-se situado na Rua de Santa Catarina, no número 112, em plena cidade do Porto. A dois de dezembro de 1922 abriu portas pela primeira vez e esta sexta-feira celebra 100 anos de história. Nos anos 80 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e era frequentado por intelectuais e gente ilustre da cidade do Porto.

As suas origens remontam a 17 de dezembro de 1921 quando foi constituída, por um conjunto de comerciantes do Porto, a Sociedade por Quotas Café Elite Limitada que, nesse mesmo dia, assinou um contrato de aluguer do rés-do-chão do prédio na Rua de Santa Catarina nºs 110 ao 116 “destinado à montagem de um café, cervejaria”.

Contudo, só a dois de dezembro de 1922, é que se deu a inauguração ao público. Mantendo desde a abertura o seu nome, Majestic Café, a quatro de dezembro de 1924, a Sociedade Café Elite Lda sua proprietária é substituída pela sociedade Majestic Café Lda.

                                                        Porto Canal

Site oficial Café Majestic

Em abril de 2011, o Majestic foi distinguido pelo site Ucityguides como o 6º café mais bonito do mundo, considerando-o “o mais espantoso de todos os cafés do país e um dos mais atrativos do mundo”. Segundo o site, “desde a fachada ao interior, o Café Majestic continua um bonito local para eventos culturais, fazendo dele mais do que uma atração turísitica”, justificando o seu nome com “uma maravilhosa atmosfera da Belle Epoque”.

Ao longo do século XX teve sempre uma elite mais intelectual a frequentar o espaço. José Régio, Gago Coutinho, Beatriz Costa, Sacadura Cabral, são alguns dos nomes que passaram pelo emblemático Majestic.

Passou por uma fase mais frágil no período da pandemia, mas atualmente é um espaço que todos os turistas da cidade do Porto querem visitar criando filas meia hora antes da abertura.

 

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.