Café Majestic. Um dos mais emblemáticos cafés portugueses celebra 100 anos de memórias

| Porto
Mafalda Miranda

O Café Majestic encontra-se situado na Rua de Santa Catarina, no número 112, em plena cidade do Porto. A dois de dezembro de 1922 abriu portas pela primeira vez e esta sexta-feira celebra 100 anos de história. Nos anos 80 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e era frequentado por intelectuais e gente ilustre da cidade do Porto.

As suas origens remontam a 17 de dezembro de 1921 quando foi constituída, por um conjunto de comerciantes do Porto, a Sociedade por Quotas Café Elite Limitada que, nesse mesmo dia, assinou um contrato de aluguer do rés-do-chão do prédio na Rua de Santa Catarina nºs 110 ao 116 “destinado à montagem de um café, cervejaria”.

Contudo, só a dois de dezembro de 1922, é que se deu a inauguração ao público. Mantendo desde a abertura o seu nome, Majestic Café, a quatro de dezembro de 1924, a Sociedade Café Elite Lda sua proprietária é substituída pela sociedade Majestic Café Lda.

                                                        Porto Canal

Site oficial Café Majestic

Em abril de 2011, o Majestic foi distinguido pelo site Ucityguides como o 6º café mais bonito do mundo, considerando-o “o mais espantoso de todos os cafés do país e um dos mais atrativos do mundo”. Segundo o site, “desde a fachada ao interior, o Café Majestic continua um bonito local para eventos culturais, fazendo dele mais do que uma atração turísitica”, justificando o seu nome com “uma maravilhosa atmosfera da Belle Epoque”.

Ao longo do século XX teve sempre uma elite mais intelectual a frequentar o espaço. José Régio, Gago Coutinho, Beatriz Costa, Sacadura Cabral, são alguns dos nomes que passaram pelo emblemático Majestic.

Passou por uma fase mais frágil no período da pandemia, mas atualmente é um espaço que todos os turistas da cidade do Porto querem visitar criando filas meia hora antes da abertura.

 

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Rua da Picaria no Porto reaberta ao trânsito após incêndio em habitação

A Rua da Picaria, no centro do Porto, foi reaberta ao trânsito às 14h10, com a desmobilização dos meios de socorro ao incêndio que deflagrou num prédio de habitação, disse à Lusa fonte municipal.