Gondomar: aprovado orçamento de 140M€ para 2023

Gondomar: aprovado orçamento de 140M€ para 2023
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Gondomar aprovou esta terça-feira, com os votos contra do PSD e da CDU, as Grandes Opções do Plano (GOP) e orçamento para 2023, no valor de 140 milhões de euros, uma subida de 13,2 milhões de euros.

“Dar continuidade aos investimentos em curso, implementar a estratégia local de habitação e o projeto de apoio às comunidades desfavorecidas”, são algumas das bases para o crescimento do orçamento justificadas pelo presidente da autarquia, o socialista Marco Martins para “o maior orçamento de sempre no concelho”

Acresce a isto, continuou, “o aumento dos curtos com a energia e de pessoal, que neste particular aumentou 3,4 milhões de euros só por força dos aumentos salariais e a transferência de competências e que em Gondomar em 2022, se materializaram todas”.

Outra medida anunciada foi a intenção da câmara proceder ao lançamento do concurso para o prolongamento do projeto Polis de Gramido até Atães [de requalificação da marginal do rio Douro], tendo o autarca revelado que o projeto “já está feito” e que “no primeiro semestre de 2023 deve ser lançado o concurso”.

A câmara continuará, em 2023, a redução anual de 2,5% na taxa do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI), que desce de 0,41% em 2022 para 0,40% em 2023, mantendo-se a diferenciação entre o baixo e alto concelho, passando na zona mais rural o IMI dos 0,36% para 0,35%, descreveu Marco Martins.

Para Jorge Ascensão, o independente eleito pelo PSD na coligação “Gondomar nas tuas mãos”, o orçamento mostra “o empobrecimento do concelho” e que “tenta criar alguma ilusão nas pessoas”, criticando a existência de uma rubrica de 25 milhões de euros com a designação de “outros” que mostra a “falta de transparência do documento hoje votado."

Criticado pelo vereador social-democrata é também o facto de o “investimento ser todo ele atirado para 2024 e 2025, que é o ano das eleições” quando se continua hoje “por cumprir a promessa de baixar a tarifa da água”.

“Fizemos propostas para baixar o IMI e o IRS e nenhuma foi acolhida. Abstivemo-nos no IMI porque tínhamos uma proposta alternativa e que era para baixar para o mínimo [0,30% para prédios urbanos]. Há cabimento orçamental para acolher as nossas propostas e por isso votámos contra na questão do IRS, porque poderia, perfeitamente, ser devolvida metade da receita aos gondomarenses”, sublinhou à Lusa o autarca.

Cristina Coelho, eleita pela CDU, justificou o voto contra pelo facto de “não terem sido acolhidas nenhuma das 80 propostas divididas por dez áreas” feitas pela coligação.

A vereadora criticou também o adiamento pelo GOP “de grandes investimentos, como seja a malha industrial do concelho, o alocar de verbas suficientes para a envolvente do cavalete de São Pedro da Cova ou o prolongamento do polis, que é uma das meninas dos olhos do presidente, que foi adiada para o final do mandato”.

A CDU votou a favor das redução do IMI pese embora ainda não se estar a praticar as “mais baixas taxas da Área Metropolitana do Porto apregoadas pelo presidente”, mas “atendendo ao que aí vem de dificuldades para as pessoas, reduzir dois anos consecutivos é uma medida positiva, ainda que o PS pudesse ir mais além”.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.