Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo e três barras marítimas encerradas

Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo e três barras marítimas encerradas
| Norte
Porto Canal / Agências

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão este domingo e segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e de agitação marítima, que obrigou ao encerramento de três barras.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Braga e Viana do Castelo estão hoje sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de chuva, por vezes forte.

O mesmo nível de alerta estende-se para segunda-feira, até à manhã de terça-feira, pela previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste que poderão chegar aos cinco metros.

Por isso, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende estão fechadas a toda a navegação, de acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Além destas, encontram-se condicionadas outras quatro barras: a de Leixões está fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros e a da Figueira da Foz a embarcações de comprimento inferior a 11 metros, ao passo que as barras marítimas de Póvoa do Varzim e Vila do Conde estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, que devem praticar a barra apenas no período entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar.

A população é aconselhada a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar ser surpreendida por uma onda.

A AMN sugere ainda o reforço da amarração e uma "vigilância apertada" das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios e atividades junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.