Mais de mil alunos participam no "Florestar Braga 2022"

Mais de mil alunos participam no "Florestar Braga 2022"
| Norte
Porto Canal

Mais de mil alunos das escolas do Concelho participam no “Florestar Braga”, um programa de sensibilização ambiental que o Município de Braga promove desde 2014. Ao longo desta semana, os estudantes vão participar em acções de plantação de cerca de mil árvores em diversos espaços do território.

Esta Quarta-feira, 23 de Novembro, Dia Mundial da Floresta Autóctone, um grupo de alunos da Profitecla e da EB1 da Quinta da Veiga participou na plantação de árvores autóctones numa urbanização situada na Freguesia de S. Vicente.

Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente, a Autarquia pretende criar microflorestas em algumas zonas da Cidade. “O objectivo é densificar em termos de arvoredo algumas zonas, criando barreiras por causa do ruído e da qualidade do ar”, referiu Altino Bessa. Para além da urbanização situada junto à Avenida António Macedo, em S. Vicente, as microflorestas serão criadas na rua de S. Martinho, na Avenida Miguel Torga, na Avenida de S. Martinho e na rua José António Cruz.

O vereador do Ambiente salientou que o “Florestar Braga” conta este ano com o envolvimento de 47 entidades, entre associações, IPSS, empresas e Juntas de Freguesia, a quem foram oferecidos árvores e arbustos que serão plantados em diversos espaços do território.

A par da plantação de árvores, a iniciativa inclui o lançamento de granadas de sementes e a oferta de sementes de plantas melíferas. Neste âmbito, na próxima Sexta-feira, 25 de Novembro, entre as 14h30 e as 17h00, haverá uma acção de plantação de árvores e plogging no Monte Picoto com alunos das eco-escolas. Esta actividade repete-se no Sábado, dia 26, entre as 09h30 e as 12h00, desta feita para o público em geral que pode inscrever-se através do e-mail ambiente@cm-braga.pt. À acção irá juntar-se também o Lions Clube de Braga.

O programa do “Florestar Braga 2022” inclui ainda uma exposição itinerante que, até Fevereiro do próximo ano, irá percorrer 13 escolas do Concelho. A exposição, disponibilizada pela ABAE, pretende ajudar os alunos a conhecer as árvores nativas de Portugal.

De referir que, em simultâneo, o Município assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que inclui, entre outras iniciativas, a realização de oficinas, campanhas de sensibilização e mesas redondas.

+ notícias: Norte

Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia

A iniciativa promovida por um grupo de cidadãos da Galiza passará, este sábado, pelas ruas do Porto e Gaia, naquela que é, segundo a organização, a intenção de "tornar visível a questão galega".

Casa da Arquitetura vai montar exposição com espólio do Metro do Porto

A Casa da Arquitetura pretende mostrar o acervo da Metro do Porto nos próximos três anos, tendo o seu diretor considerado que a implementação deste sistema de transportes, há 20 anos, implicou uma "disseminação positiva" da sua linguagem arquitetónica.

Distrito de Vila Real com 4 mortos e 18 alertas de incêndio urbano desde outubro

No distrito de Vila Real foram contabilizados 18 incêndios urbanos desde o dia 1 de outubro, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, dois feridos e dois desalojados, segundo disse o comandante operacional distrital, Miguel Fonseca, esta sexta-feira.