Recinto do festival Vilar de Mouros “debaixo de água”. Rio divide freguesia em duas

Recinto do festival Vilar de Mouros “debaixo de água”. Rio divide freguesia em duas
| Norte
Porto Canal

A forte precipitação dos últimos dias não tem dado tréguas à região norte do país. Que o diga Vilar de Mouros, em Caminha, que na passada terça-feira viu o Rio Coura galgar as margens e alastrar à zona antiga e nova da freguesia, conhecidas por serem palco do lendário evento que todos os anos invade a freguesia.

Carlos Alves, em declarações ao Jornal de Notícias, esclareceu que esta subida do nível do rio é normal em tempos de chuva intensa, estando a capela de Santo Amaro adaptada para essas situações de cheia. As imagens colocadas em locais mais elevados, o piso de pedra e os bancos de oração em alumínio ajudam a ultrapassar uma situação que, segundo o autarca, já se tornou habitual.

"No ano passado não aconteceu nenhuma vez, mas há anos em que acontece várias vezes. Já estamos um pouco habituados a isto", afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros. "O que é de salientar, desta vez, é que, apesar de já ter deixado de chover há várias horas, a água mantém-se ainda muito alta", acrescentou.

"O único transtorno é que a freguesia fica dividida em duas", assinala, explicando que a via que atravessa a localidade (e separa o Largo do Casal, recinto antigo do festival, e o novo) fica coberta pelas águas. Os seus habitantes têm de procurar "uma de três alternativas", sendo que, "qualquer uma delas obriga a percorrer, pelo menos, mais dez quilómetros que o habitual".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.