Mundial'2022: Stephen Eustaquio, o cérebro 'azul e branco' que pretende iluminar o sonho canadiano
Porto Canal
O Canadá não marca presença num Campeonato do Mundo de futebol desde 1986, no México, edição que foi a sua única participação numa fase final. Mais de três décadas depois, os 'The Reds' vão tentar fazer história e demonstrar que o desporto canadiano não é só hóquei no gelo. Os holofotes centram-se no 'dragão' e lusocanadiano Stephen Eustaquio, presença habitual no onze da Seleção e que tem rubricado uma soberba temporada ao serviço do FC Porto.
Integrado num grupo complexo, onde Bélgica e Croácia são apontadas como as candidatas ao apuramento para os 'oitavos' e Marrocos tem outra 'bagagem' internacional, o Canadá vai procurar seguir em frente na competição e carimbar, desde logo, o melhor resultado de sempre em Campeonatos do Mundo.
A presença no Qatar é só por si histórica e com um cunho bem português.
Contando com o contributo de Steven Vitória (Desportivo de Chaves) e de Stephen Eustaquio (FC Porto), a seleção da América do Norte defronta, esta quarta-feira, a partir das 19 horas (horário de Portugal Continental) a Bélgica, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo F do Mundial. Este será o primeiro duelo de sempre entre as duas seleções.
Qualidade que não engana
É expectável que Eustaquio assuma a titularidade no meio-campo canadiano, cenário que tem sido habitual, dados os desempenhos do médio 'azul e branco', tanto de 'dragão' ao peito, como nos compromissos internacionais.
Pelos campeões nacionais, Stephen Eustaquio já disputou 19 encontros na presente temporada, tendo apontado cinco golos e cinco assistências. Dados muito interessantes para um atleta que chegou à Invicta em janeiro deste ano, proveniente do Paços de Ferreira, clube pelo qual se notabilizou.
Recorde-se que o médio ficou já na história do FC Porto, ao ter apontado o golo 1000 do Estádio do Dragão, no duelo da Liga dos Campeões, diante do Atlético de Madrid.
1 Maniche
— FC Porto (@FCPorto) November 1, 2022
100 Quaresma
200 Bruno Alves
300 Otamendi
400 James Rodriguez
500 Jackson Martinez
600 Herrera
700 Diego Reyes
800 Zé Luís
900 Pepe
1000 𝐒𝐓𝐄𝐏𝐇𝐄𝐍 𝐄𝐔𝐒𝐓𝐀𝐐𝐔𝐈𝐎#GolosNoDragão
As origens de Eustaquio
Com origens na Nazaré, de onde é natural a sua família mais próxima, Eustáquio nasceu em 1996 em Leamington, cidade do lado da fronteira canadiana, mas a escassos 50 quilómetros de Detroit.
Com 7 anos, Stephen regressou a Portugal, juntamente com a sua família, dando início ao seu percurso futebolístico. Primeiro no Nazarenos, depois na União de Leiria. Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
O talento do médio portista sempre encantou, começando a despertar a cobiça de clubes de dimensão superior. Leixões e Desp. Chaves, aventuras que lhe valeram um lugar nos sub-21 portugueses. Começava uma ascensão meteórica. A próxima paragem antes da Invicta foi o Paços de Ferreira, mas não mais pararia de 'voar' até ser reforço do FC Porto.
A inteligência e a amplitude são características habitualmente apontadas a Eustaquio, que parte para este Mundial de ambições renovadas em fazer história pelo Canadá, depois de uma excelente primeira metade de época de 'dragão' ao peito.