Casal de Lousada detido por suspeitas de abuso sexual 

Casal de Lousada detido por suspeitas de abuso sexual 
| Norte
Porto Canal / Agências

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um casal suspeito de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, maus tratos e violência doméstica sobre dois familiares deficientes a seu cargo, em Lousada, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Segundo a autoridade, os ilícitos “vinham ocorrendo há pelo menos um ano”, naquele concelho do distrito do Porto.

“Os arguidos, casados entre si, são cuidadores informais de dois familiares próximos do elemento feminino do casal, deficientes mentais profundos, um homem de 75 e uma mulher de 55 anos de idade”, lê-se num comunicado policial enviado à agência Lusa.

Segundo a PJ, “no ano em curso, foi efetuada uma denúncia anónima aos serviços sociais do município em causa, na qual era levantada a suspeita de que o referido casal de deficientes estaria a ser alvo de maus tratos e negligência nos cuidados prestados pelos cuidadores, assim como o elemento feminino a ser vítima de abusos sexuais pelo elemento masculino do casal cuidador”.

A autoridade indica que desenvolveu “diversas diligências que permitiram recolher fortes indícios de que tais práticas ilícitas vinham ocorrendo, culminando com buscas e a detenção dos suspeitos”.

A Polícia Judiciária assinala, também, a “estreita articulação com o Ministério Público e o apoio prestado pelos serviços assistenciais e médico-legais locais, relevante em todo o processo de apuramento dos factos”.

Os detidos, de 53 e 58 anos de idade, sem antecedentes criminais, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.