Casal de Lousada detido por suspeitas de abuso sexual 

Casal de Lousada detido por suspeitas de abuso sexual 
| Norte
Porto Canal / Agências

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um casal suspeito de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, maus tratos e violência doméstica sobre dois familiares deficientes a seu cargo, em Lousada, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Segundo a autoridade, os ilícitos “vinham ocorrendo há pelo menos um ano”, naquele concelho do distrito do Porto.

“Os arguidos, casados entre si, são cuidadores informais de dois familiares próximos do elemento feminino do casal, deficientes mentais profundos, um homem de 75 e uma mulher de 55 anos de idade”, lê-se num comunicado policial enviado à agência Lusa.

Segundo a PJ, “no ano em curso, foi efetuada uma denúncia anónima aos serviços sociais do município em causa, na qual era levantada a suspeita de que o referido casal de deficientes estaria a ser alvo de maus tratos e negligência nos cuidados prestados pelos cuidadores, assim como o elemento feminino a ser vítima de abusos sexuais pelo elemento masculino do casal cuidador”.

A autoridade indica que desenvolveu “diversas diligências que permitiram recolher fortes indícios de que tais práticas ilícitas vinham ocorrendo, culminando com buscas e a detenção dos suspeitos”.

A Polícia Judiciária assinala, também, a “estreita articulação com o Ministério Público e o apoio prestado pelos serviços assistenciais e médico-legais locais, relevante em todo o processo de apuramento dos factos”.

Os detidos, de 53 e 58 anos de idade, sem antecedentes criminais, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.