Investimento de 5 milhões de euros para obras em instalações da GNR e PSP no distrito de Aveiro

Investimento de 5 milhões de euros para obras em instalações da GNR e PSP no distrito de Aveiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

A secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, anunciou esta quinta-feira um investimento de cinco milhões de euros para obras em instalações da GNR e da PSP no distrito de Aveiro.

Durante a cerimónia do 14.º aniversário do comando territorial de Aveiro da GNR, a governante referiu que a lei de programação das infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança para o quadriénio de 2022 a 2026 prevê uma verba de 600 milhões de euros para a renovação das infraestruturas, aquisição de armamento, equipamento de proteção individual, equipamento para as funções especializadas, viaturas e tecnologias de informação e comunicação.

“Com este instrumento, será possível prosseguir os investimentos, dos quais gostaria de destacar o novo centro de formação da GNR, num valor superior a 25 milhões de euros e que permitirá a esta força estar cada vez mais preparada para os desafios segurança do nosso país”, referiu.

A secretária de Estado adiantou ainda que para o distrito de Aveiro há uma previsão de investimento de cinco milhões de euros para as obras no posto territorial de Anadia, em fase de conclusão, e o lançamento da empreitada, no próximo ano, do posto territorial de Oliveira do Bairro, a que se seguirão Cesár (Oliveira de Azeméis), Sever do Vouga e as esquadras de Ovar e São João da Madeira da PSP.

Isabel Oneto falava após o comandante do comando territorial de Aveiro da GNR ter pedido a intervenção da governante na resolução de alguns problemas relacionados com a atual situação em que alguns dos quartéis deste comando se encontram.

“Necessitamos de dar atenção a locais que exigem intervenções urgentes e profundas, as quais estão devidamente identificadas e cujos processos embora se encontrem em andamento decorrem a um ritmo que para nós não é satisfatório”, disse o comandante João Fernandes, referindo-se à requalificação das instalações dos postos territoriais de Sever do Vouga e Oliveira do Bairro.

Na resposta, a secretária de Estado justificou os atrasos com o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 e a realização de eleições antecipadas, que levaram a que a lei de programação das infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança para o quadriénio de 2022 a 2026 só fosse aprovada em agosto.

“Isso obrigou a que tivéssemos que renovar todo o procedimento relativo aos lançamentos de empreitadas e projetos de execução. Todo o processo que estava em curso teve um atraso praticamente de um ano”, acrescentou.

Relativamente à atuação da GNR, o comandante João Fernandes prometeu reforçar a atenção nos casos de violência doméstica, o crime mais participado no distrito, realçando as mais de 170 detenções, 36 das quais em flagrante delito, efetuadas até ao fim de outubro.

A sinistralidade rodoviária é outra das preocupações do comandante da GNR, que prometeu intensificar o patrulhamento e as ações de fiscalização.

“Ao longo deste ano efetuámos já mais de duas mil detenções em flagrante delito por condução sob a influência do álcool e por condução sem habilitação legal, motivo pelo qual não poderemos abrandar na fiscalização e repressão deste tipo de comportamentos”, vincou.

No final da cerimónia, a Câmara de Vale de Cambra procedeu à entrega de uma viatura de passageiros à GNR local, que irá reforçar a sua capacidade de intervenção junto da franja de população mais vulnerável, os idosos e as crianças.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.