Braga vai apoiar as famílias com 2500 euros para aquecerem as suas casas

Braga vai apoiar as famílias com 2500 euros para aquecerem as suas casas
| Norte
Porto Canal

O programa municipal de combate à pobreza energética das habitações do concelho foi esta quarta-feira anunciado pela Câmara Municipal de Braga.

O executivo tem o objetivo de tornar mais eficientes as habitações das famílias do concelho, num investimento até 500 mil euros que prevê a atribuição de um 'voucher' de 2500 euros por agregado familiar. O programa será implementado ao longo do próximo ano, e prevê “a substituição de janelas e portas não eficientes por janelas de classe energética A, a aplicação de isolamento térmico, ou a instalação de bombas de calor, sistemas solares térmicos e painéis fotovoltaicos nas habitações do concelho”.

Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou que o programa “reflete o sentido de responsabilidade” do município para com uma franja da população mais desfavorecida e surge numa altura particularmente crítica, com o agravamento dos custos da energia. “Este é um programa que tem impacto imediato e duradouro”, ressalvou o autarca, destacando que se trata de mais uma iniciativa de cariz social, mas também um contributo “para a defesa da sustentabilidade” do concelho.

Numa fase inicial, o programa será implementado até ao final de 2023, podendo vir a ser reforçado em futuros orçamentos municipais se a procura assim o justificar. Estão abrangidas pelo programa as famílias que beneficiam da tarifa social da energia elétrica, sendo que cada uma poderá beneficiar de um apoio máximo de 2.500 euros, mediante candidatura.

O ‘voucher’ atribuído terá de ser usado num dos fornecedores que constam de uma lista elaborada pela Associação Empresarial de Braga, parceira do município no programa.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.