Nova ETAR de Braga vai custar 30 ME e estará pronta em finais de 2023

Nova ETAR de Braga vai custar 30 ME e estará pronta em finais de 2023
| Norte
Porto Canal / Agências

A empresa municipal de Braga Agere recebeu na terça-feira luz verde do Tribunal de Contas para consignar, por 30 milhões de euros, a empreitada de construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do concelho, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Agere acrescenta que a empreitada deverá estar concluída em finais de 2023.

A empreitada inclui a construção da ETAR e do emissário que transportará o efluente até à estação.

“O investimento visa o reforço do Sistema de Tratamento de Águas Residuais do Município de Braga e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade das massas de água”, refere a Agere.

Para a empresa, trata-se de um investimento “prioritário”, que permitirá aumentar a resiliência do Sistema Cidade de Braga e reforçar substancialmente a capacidade de tratamento instalada.

Permitirá ainda a divisão dos caudais de descarga em duas bacias hidrográficas (Cávado e Ave), mantendo-se, no entanto, a interligação entre os sistemas, o que permitirá “corrigir definitivamente os problemas atuais existentes”.

A nova ETAR terá capacidade de tratamento dos efluentes de cerca de 200 mil habitantes equivalentes, e, segundo a Agere, “irá eliminar as atuais descargas indevidas, constituindo, em conjunto com a ETAR de Frossos, a garantia de capacidade de tratamento e de descarga necessárias para o cumprimento da Diretiva Águas Residuais Urbanas no respetivo sistema”.

“Com esta nova ETAR serão obtidos elevados benefícios ambientais e de saúde pública”, sublinha a empresa.

O investimento será comparticipado por fundos comunitários em 9 milhões de euros e “será realizado sem qualquer repercussão no tarifário da empresa” nos próximos anos.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.