Capital submersa: há inundações em vários pontos de Lisboa
Porto Canal
Esta terça-feira ficou marcada por várias inundações em Lisboa. O mau tempo provocou cerca de 30 ocorrências em vários pontos da cidade, avança o Regimento de Bombeiros Sapadores.
De acordo com a informação disponível no site, há cerca de 25 cheias quer em espaços privados, quer em espaços públicos. A zona de Alvalade e Alcântara foram as mais afetadas em Lisboa, e registaram alguns estragos em viaturas e edifícios.
Telhados arrancados, queda de árvores, inundações e até um pequeno tornado em Alcântara são algumas das consequências do mau tempo desta tarde. Equipas da Proteção Civil de #Lisboa continuam no terreno.
— Lisboa (@CamaraLisboa) November 8, 2022
🎥 Afonso Reis Cabral pic.twitter.com/A7808OJYKF
Lisboa, novembro 2022 🙃
— Joseph 🇳🇬 (@ZePLeite) November 8, 2022
(Recebido do WhatsApp) pic.twitter.com/ClNpxgA48j
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, "algumas vias da cidade de Lisboa estiveram cortadas devido ao escoamento de águas". "As tampas de escoamento de águas levantaram devido ao caudal, o que obrigou a interromper a circulação", explicou à Lusa, confirmando também a ocorrência de algumas quedas de árvores na cidade.
Av de Berna e arredores pic.twitter.com/cZ6n9g50Xo
— CândidaaS. (@adiar_os_dias) November 8, 2022
Perante o caos, há quem tivesse deixado recados para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Olá, @Moedas. Sou um nómada digital (se é que isso me dá mais credibilidade!). Gostava de saber como é suposto ter uma cidade sem carros se é impossível circular a pé, de bicicleta, ou sequer estar numa paragem de autocarro. Não sei se tem conhecimento, mas Lisboa está assim: pic.twitter.com/3M09svia7U
— STPHN (@stphndrt) November 8, 2022
Em resposta a um dos conteúdos dirigidos a Carlos Moedas, o autarca respondeu através da rede social instagram reforçando que lamenta "a situação vivida" e que a Câmara está a "investir 250 milhões de euros no Plano Geral de Drenagem da cidade".
A Proteção Civil registou 182 ocorrências em Portugal continental, entre as 00:00 e as 15:00 de hoje, devido à chuva forte e ao vento, sendo os distritos de Lisboa e de Aveiro os mais afetados.