Capital submersa: há inundações em vários pontos de Lisboa 

Capital submersa: há inundações em vários pontos de Lisboa 
| País
Porto Canal

Esta terça-feira ficou marcada por várias inundações em Lisboa. O mau tempo provocou cerca de 30 ocorrências em vários pontos da cidade, avança o Regimento de Bombeiros Sapadores.

De acordo com a informação disponível no site, há cerca de 25 cheias quer em espaços privados, quer em espaços públicos. A zona de Alvalade e Alcântara foram as mais afetadas em Lisboa, e registaram alguns estragos em viaturas e edifícios.

 

 De acordo com o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, "algumas vias da cidade de Lisboa estiveram cortadas devido ao escoamento de águas". "As tampas de escoamento de águas levantaram devido ao caudal, o que obrigou a interromper a circulação", explicou à Lusa, confirmando também a ocorrência de algumas quedas de árvores na cidade.

Perante o caos, há quem tivesse deixado recados para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. 

 Em resposta a um dos conteúdos dirigidos a Carlos Moedas, o autarca respondeu através da rede social instagram reforçando que lamenta "a situação vivida" e que a Câmara está a "investir 250 milhões de euros no Plano Geral de Drenagem da cidade". 

A Proteção Civil registou 182 ocorrências em Portugal continental, entre as 00:00 e as 15:00 de hoje, devido à chuva forte e ao vento, sendo os distritos de Lisboa e de Aveiro os mais afetados.

+ notícias: País

GNR regista 10 mortes em 1.144 acidentes nos últimos cinco dias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.144 acidentes com 10 vítimas mortais, 33 feridos graves e 322 feridos leves desde as zero horas de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

GNR regista 10 mortes em 1.231 acidentes na operação Natal e Ano Novo 2024/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00h00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

Marcelo pede que se recuse "monopólio da verdade" e "discriminações"

Marcelo Rebelo de Sousa assina esta quarta-feira, como habitualmente, um artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, intitulado "O Natal possível". O Presidente da República pede para que se recuse o "monopólio da verdade" e se superem "discriminações injustas" e sublinhou que para muitos o dia de hoje é apenas "o Natal possível".