Ordem diz que ex-notária acusada de peculato já não exerce atividade desde 2019

Ordem diz que ex-notária acusada de peculato já não exerce atividade desde 2019
| Norte
Porto Canal

A Ordem dos Notários indicou esta segunda-feira que a mulher acusada de 34 crimes de peculato, por, alegadamente, se apropriar enquanto notária de quase 68 mil euros de clientes, já não exerce a atividade desde 2019, nos distritos de Braga e Vila Real, após sanção disciplinar.

Em nota publicada esta segunda-feira na página da Internet, a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP) conta que a arguida, entre 2012 e 2018, “então no exercício das funções de notária” nos concelhos de Vieira do Minho e de Amares, no distrito de Braga, e de Montalegre, no distrito de Vila Real, “se apropriou de quantias no montante global” de 67.805 euros.

A PGRP refere que as quantias “foram entregues (à arguida) por clientes, para que, no âmbito daquelas funções (de notária), realizasse pagamentos ligados aos atos que celebrava, nomeadamente de impostos e de atos registrais”.

Em comunicado divulgado posteriormente, a Ordem dos Notários informa que a arguida já “não é notária, tendo sido interdita de exercer atividade desde 2019”, na sequência de um processo disciplinar.

“A Ordem dos Notários lamenta os constrangimentos sofridos pelas populações, nomeadamente, dos concelhos de Amares, Montalegre e Vieira do Minho, e reitera a importância de informar os cidadãos que podem confiar nos notários, que em nada se relacionam com o caso, e nos serviços notariais prestados nestas localidades, e em todo o país”, lê-se ainda na nota.

Na acusação, o MP pede que a arguida seja igualmente condenada a pagar ao Estado os quase 68 mil euros “por constituir vantagem económica da atividade económica que desenvolveu, sem prejuízo dos direitos dos ofendidos, caso venham a ser exercidos”.

O despacho de acusação foi proferido em 24 de outubro pelo MP no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga (1ª secção).

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.