Cimeira Ibérica: António Costa anuncia estudo de ligações ferroviárias Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva-Sevilha

Cimeira Ibérica: António Costa anuncia estudo de ligações ferroviárias Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva-Sevilha
| Política
Porto Canal

Os chefes de Governo de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sánchez, estiveram, esta sexta-feira, reunidos na 33.ª cimeira ibérica, em Viana do Castelo. António Costa e Pedro Sánchez assinaram acordos de cooperação, uma iniciativa que "pretende cimentar relação entre Portugal e Espanha", disse António Costa no discurso de encerramento. 

O novo encontro fortalecerá ainda mais a cooperação e a amizade entre dois países que chegam a esta data mais unidos do que nunca. Em 2021, a mobilidade sustentável foi escolhida como tema. Em 2022, a cimeira tinha como tema a inovação.

Além de Sánchez e António Costa, nove ministros de cada Governo participaram na cimeira. Do lado espanhol, estarão em Viana do Castelo a segunda e terceira vice-presidentes, Yolanda Díaz e Teresa Ribera; o Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares; o Interior, Fernando Grande Marlaska; Indústria, Reyes Maroto; Ciência, Diana Morant; a de Transportes, Raquel Sánchez; a de Política Territorial, Isabel Rodríguez, e a de Igualdade, Irene Montero.

Da cimeira ibérica resultaram vários novos acordos, especialmente destinados a melhorar as infraestruturas e os transportes transfronteiriços. Assim, foi acordada a reabilitação dos pilares e travessias da ponte sobre o rio Minho entre Monção e Salvatierra de Minho. Foi ainda acordado um projeto de ciclovia na ponte sobre o rio Guadiana entre Vila Real de Santo António e Ayamonte (Huelva).

Ao longo do seu discurso, António Costa assegurou que no "acordo estão previstas a recuperação de duas vias rodoviárias, de pequena dimensão, mas de grande importância para a região". Estas ligações estão previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A ligação irá ligar Nisa (distrito de Portalegre) a Alcoutim (Faro) ao outro lado da fronteira, assim como a implementação da ligação ferroviária entre os dois países.

"Há ainda outras ligações que temos de trabalhar e estudar", salientou António Costa. Dessas, o primeiro-ministro revelou a ligação Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva-Sevilha.

Além disso, António Costa anunciou que, em cooperação com Espanha, será criado um centro de armazenamento de energia em Cáceres e um centro de nanotecnologia em Braga. 

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos: "Quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo”

O líder socialista considerou esta segunda-feira que “quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo” e assegurou estar disponível para uma maioria com PSD/CDS que permita viabilizar as negociações que sejam concluídas com diferentes grupos profissionais.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".