Nove dias depois de dar à luz, advogada é obrigada a apresentar-se em Tribunal

Nove dias depois de dar à luz, advogada é obrigada a apresentar-se em Tribunal
| Norte
Porto Canal

Uma advogada foi obrigada a comparecer em tribunal nove dias após ter dado à luz e depois de o pedido de adiamento ter sido recusado pelo Juiz do Juízo de Família e Menores de Aveiro.

À data da notificação do tribunal, a advogada ainda se encontrava hospitalizada, sendo que nos dias seguintes não apresentava condições para se ausentar de junto do filho recém-nascido.

Segundo a Ordem dos Advogados, a decisão do Juiz do Tribunal de ter recusado o adiamento constitui uma "clara violação da lei" e das prerrogativas dos advogados e um "atentado aos direitos fundamentais de igualdade e não discriminação" em função da maternidade.

Como intitula a Constituição, artigo. 68º, nº3, “as mulheres têm direito a especial proteção durante a gravidez e após o parto, tendo as mulheres trabalhadoras ainda direito a dispensa do trabalho por período adequado, sem perda da retribuição ou de quaisquer regalias”.

A Ordem dos Advogados afirma que após ter sido alertada, repudiou de imediato o sucedido e denunciou a situação ao Conselho Superior da Magistratura e à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CCIG).

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.