Comboio "Celta" começa hoje a ligar Porto e Vigo sem paragens

| Norte
Porto Canal / Agências

Vigo, Espanha, 02 jul (Lusa) - O primeiro comboio "Celta", novo serviço direto entre Vigo, Galiza, e Porto, parte esta manhã daquela estação espanhola, passando a viagem a ser realizada em menos 45 minutos e sem as 14 paragens intermédias anteriores.

A partida do novo serviço direto inicia-se na estação de Vigo às 09:02 (menos uma hora em Lisboa) e, em sentido inverso, na estação de Campanhã, no Porto, às 08:15. Ao final do dia repetem-se as saídas pelas 19:15, no Porto, e às 19:54 (hora local) em Vigo.

Sem paragens intermédias e com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio "Celta" passa a ser também o primeiro operado em conjunto entre a CP e a Renfe (congénere espanhola), percorrendo os 175 quilómetros em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas.

Na viagem inaugural do serviço, realizada na segunda-feira, a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, admitiu a expectativa de uma "grande afluência", tendo em conta, também, o "preço muito razoável" do bilhete. Já para o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, o novo comboio direto permitirá "dinamizar" setores como o turismo e o comércio, além do investimento entre as duas regiões.

Pelo facto de circular numa via única, o novo comboio, que inicia hoje a sua exploração comercial, vai fazer algumas paragens técnicas ao longo do percurso, de poucos segundos, nomeadamente nas estações de Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.

Depois de concluída a modernização da linha, em 2016, os governos dos dois países estimam reduzir a mesma viagem a 90 minutos.

Entretanto, a CP vai passar a disponibilizar ligações ferroviárias adicionais para assegurar os serviços regionais da Linha do Minho até agora garantidos pelo comboio Porto/Vigo, que contava com 14 paragens intermédias em mais de três horas de viagem.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.