FC Porto nos oitavos. A 'Masterclass' do Dragão
Porto Canal
O triunfo diante do Club Brugge guiou os portistas à próxima fase da Champions. Uma qualificação que reflete os bons desempenhos da equipa portista. Na viagem de regresso, Sérgio Conceição e Jorge Nuno Pinto da Costa celebraram junto, de forma emotiva, a 13.ª passagem aos "oitavos" da Liga dos Campeões.
O início não foi o melhor, mas a resposta dos campeões nacionais foi avassaladora e a continuidade na melhor prova de clubes está assegurada.
A estreia na competição aconteceu em casa do Atlético de Madrid, jogo que terminou de forma injusta para os comandados de Sérgio Conceição. Com um final de loucos, o FC Porto saiu derrotado (2-1) do Wanda Metropolitano, após dominar grande parte do jogo. O golo da vitória caiu do céu no último lance da partida.
Na jornada seguinte, numa noite chuvosa no Dragão, a sorte não esteve, novamente, com os 'azuis e brancos', que acabaram derrotados pelo Club Brugge, a outra equipa do grupo com o apuramento já consumado.
Este foi o ponto de viragem para o conjunto da invicta, que teve de se superar para poder garantir esta terça-feira a permanência na prova.
O início da recuperação foi iniciado na terceira jornada da prova milionária, na receção ao Bayer Leverkusen. Uma vitória esclarecedora por duas bolas a zero, com golos de Zaidu e Galeno, devolveu os merecidos sorrisos à Invicta, que começariam um percurso irreprensível.
Uma semana mais tarde, estava reservada a visita à BayArena. Partida que culminou com nova exibição de gala do FC Porto e com um triunfo claro por 3-0. O Dragão voava alto e recusava-se a despedir-se dos grandes palcos.
Esta noite, os Dragões golearam o Brugge por 4-0 na Bélgica, e contaram com o empate caseiro do Atletico de Madrid para garantir a passagem à próxima fase da Champions.