FC Porto (Basquetebol): 'Dragões' perdem com o Heroes Den Bosch na 3.ª jornada da FIBA Europe Cup (68-71)

FC Porto (Basquetebol): 'Dragões' perdem com o Heroes Den Bosch na 3.ª jornada da FIBA Europe Cup (68-71)
| Desporto
Porto Canal

A equipa de basquetebol do FC Porto até esteve perto de conseguir, mas acabou por não ser capaz de travar o Campeão, vencedor da Supertaça e finalista da Taça dos Países Baixos. Meras 72 horas depois de uma vitória suada na Póvoa de Varzim e outras tantas antes da receção ao Vitória de Guimarães, os azuis e brancos sofreram um desaire caseiro diante do Heroes Den Bosch (68-71) em partida relativa à ronda 3 do Grupo C da FIBA Europe Cup.

Extremamente equilibrada, a primeira metade do período inaugural foi a amostra perfeita do que viria aí. Nuns cinco minutos seguintes mais erráticos, os portistas começaram a vacilar na transição defensiva perante um conjunto de grandes atletas que não tremiam na hora de marcar. Já com a segunda unidade a merecer minutos, Max Landis mantinha-se em campo como o mais inconformado e certeiro jogador da casa. Confortáveis com a meia-dúzia de vantagem no placard, os recordistas de títulos neerlandeses continuavam a mostrar-se mais eficazes no lançamento (tanto interior como exterior) e no capítulo das assistências, só que fruto de uma excelente réplica defensiva - traduzida nos números de ressaltos, roubos de bola e turnovers - os Dragões recuperaram o atraso e só não foram para o descanso em vantagem por culpa de uma falta técnica assinalada a Francisco Amarante.

Com tudo empatado a 38, o FC Porto regressou das cabines em excelente forma. Liderados pela dupla mortífera composta por Teyvon Myers e Max Landis, os comandados de Fernando Sá mantinham a trajetória ascendente no ataque, as fileiras cerradas atrás e davam água pela barba ao maior nome do basquetebol dos Países Baixos. A consentirem cada vez menos pontos quarto após quarto - 25, 13 e depois 11 - os azuis e brancos entraram para a fase das decisões na frente por 56-49 numa altura em que Michael Finke se juntava aos compatriotas das posições de base no lote dos marcadores com dois dígitos na conta pessoal.

De parada e resposta, a derradeira dezena de minutos voltou a ser pautada pelo equilíbrio, contou com um Heroes mais perigoso na hora de atirar e, primeira vez desde o descanso, os de Den Bosh voltaram a estar por cima até ao tiro longo de Miguel Maria Cardoso. A menos de 40 segundos do fim, uma falta no triplo falhado de Donte Thomas traduziu-se apenas num ponto e na igualdade desde a linha de lance livre, porém o ataque desenhado no desconto de tempo viria a transformar-se num turnover a meio-campo e em 67-69 no marcador. Já depois de os holandeses chegarem aos 70 pontos, a equipa de árbitros assinalou uma infração antidesportiva que valeu somente um ponto e a posse de bola. O turnover em cima da buzina decidiu irremediavelmente os destinos da partida.

“Não foi para isto que nos preparámos. Queríamos ganhar o jogo para o apuramento continuar a ser possível. Ainda não está fechado, vamos continuar a trabalhar nesse sentido e quero salientar a capacidade de trabalho dos meus jogadores. O apoio do púbico foi fundamental para o jogo continuar vivo, na próxima semana vão ter de voltar cá porque iremos precisar deles outra vez”, declarou Fernando Sá após o término da contenda.

Segue-se um duelo caseiro ante o Vitória de Guimarães a contar para a Liga Portuguesa (sexta-feira, 20h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-HEROES DEN BOSCH, 68-71
FIBA Europe Cup, Grupo C, 3.ª jornada
25 de outubro de 2022
Dragão Arena

Árbitros: Dariusz Zapolski (Polónia), Ali Sakaci (Turquia) e Alexandre Maret (França)

FC PORTO: Teyvon Myers (20), Max Landis (13), Vlad Voytso, Michael Finke (13) e Brian Conklin (1)
Suplentes: Miguel Maria Cardoso (3), Francisco Amarante (2), Charlon Kloof (5), João Guerreiro (7), Danjel Purifoy, Miguel Queiroz (5) e Keven Gomes
Treinador: Fernando Sá

HEROES DEN BOSCH: Jito Kok (6), Emmett Naar (5), Chris-Ebou Ndow (14), Austin Price (8) e Donte Thomas (7)
Suplentes: Lagio Grantsaan, Keime Helfrich, Verners Kohs (8), Florian Rijkers, Boy van Vliet (2), Koke Webster (13) e Thomas Van der Mars (8)
Treinador: Erik Braal

Ao intervalo: 38-38
Parciais: 19-25, 19-13, 18-11 e 12-22

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.