Águas do Norte com obras de 2,8 ME em Arouca para abastecimento e drenagem

Águas do Norte com obras de 2,8 ME em Arouca para abastecimento e drenagem
| Norte
Porto Canal / Agências

A empresa Águas do Norte, concessionária do abastecimento de água em Arouca, anunciou esta segunda-feira obras de 2,8 milhões de euros para alargar a rede e melhorar o sistema de saneamento nesse concelho do distrito de Aveiro.

Adjudicada à empresa Construções Carlos Pinho Lda., a empreitada de construção e reabilitação já está em curso desde o dia 18 e visa construir sete quilómetros de redes de abastecimento de água, assim como criar 12 quilómetros de canais de saneamento de águas residuais, edificar duas estações elevatórias para as mesmas e implementar 386 ramais domiciliários nesse contexto.

Segundo a empresa, o conjunto da intervenção permitirá “disponibilizar a parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água”, o que conduzirá a “uma melhoria significativa da sua qualidade de vida” e também ajudará à “preservação do meio ambiente”.

Os trabalhos vão incidir nas freguesias de Santa Eulália, Chave, Arouca e Burgo, e abrangem operações de construção civil, instalação de estruturas elétricas e eletromecânicas, e implementação de sistemas de telecomunicações e telegestão.

A obra tem um prazo de execução de 455 dias e é financiada em 1,6 milhões de euros, na componente estritamente relacionada com as infraestruturas de saneamento de águas residuais.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, adiantou à Lusa que já estão previstas outras intervenções de reforço das redes de água e de saneamento.

“Estamos preparados para lançar novas empreitadas de investimento na rede de saneamento, a curto prazo, para alargar a cobertura a outras freguesias, uma vez que já dispomos dos projetos de execução aprovados. O investimento total é superior a 2,5 milhões de euros e a sua concretização só está pendente da abertura de novos avisos de financiamento comunitário”, explica.

O objetivo da autarca socialista é “continuar a pressionar a Águas do Norte para [o município de Arouca] conseguir convergir para as taxas de cobertura de água e saneamento da região Norte”, no que será “fundamental”, contudo, “que o próximo período de programação de fundos estruturais assegure a continuidade do trabalho que está a ser feito nestas infraestruturas básicas – essenciais à valorização e qualidade ambiental de territórios de baixa densidade”.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.