Há 25 mil imigrantes sem visto de residência em Portugal
Porto Canal
Há 25 mil imigrantes sem visto de residência em Portugal. Imigrantes estão pelo menos há dois anos à espera de uma vaga no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias que dá nota de que os imigrantes, sem autorização de residência, veem trabalhos negados e ficam impedidos de sair de Portugal.
De acordo com o JN, nesta situação estão milhares de pessoas devido aos atrasos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Só trabalhadores que entregaram manifestações de interesse e que ainda esperam pela chamada para a entrevista que lhes permitirá obter a autorização de residência são 25 mil.
O prazo de espera médio está em dois anos. A acrescentar a isto, há ainda aqueles que já têm autorização para residir em Portugal, mas necessitam de renová-la este mês, e não estão a conseguir fazê-lo.
"As pessoas chegam aqui desesperadas. O envio dos documentos para a manifestação de interesse é fácil. O problema vem depois, com a análise dos mesmos e o agendamento das entrevistas", explica Cynthia de Paula, presidente da Casa do Brasil de Lisboa.
Os brasileiros representam a maioria dos 25 mil imigrantes que têm a vida "em suspenso". Nesta situação não conseguem arranjar emprego e não podem sair do país.
O SEF adianta que, "recentemente, foram notificados cerca de 4500 cidadãos estrangeiros, com manifestação de interesse submetido até 15 de outubro de 2020". Quem entregou depois dessa data ainda não foi chamado.