FC Porto vs SL Benfica. O retrato de um clássico mais pintado de azul e branco

FC Porto vs SL Benfica. O retrato de um clássico mais pintado de azul e branco
| Desporto
Porto Canal

O encontro entre FC Porto e Benfica vai colocar frente a frente no Estádio do Dragão os dois primeiros classificados da Liga. Um clássico centenário, que travessa gerações, e cujo histórico é favorável aos portistas, mais ainda a jogar diante dos seus adeptos. 

Este será o jogo 251 entre "Águias" e "Dragões" a contar para todas as provas oficiais, num histórico que passou a ser dominado pelo FC Porto no século XXI, depois da hegemonia encarnada.

E nem o excelente início de temporada dos forasteiros, belisca a ambição dos campeoões nacionais em conquistarem os três pontos, sendo que o histórico de confrontos dá ânimo aos portistas, que não perdem com o rival há mais de três anos. Dois de março de 2019 é a data do último desaire da equipa de Sérgio Conceição com as águias. 

Desde então, o conjunto da Invicta conseguiu umas impressionantes sete vitórias (as últimas três consecutivas na época passada) e dois empates em nove jogos disputados. Números que atestam a superioridade recente dos "azuis e brancos", talhados para os grandes jogos. 

 

 

Assim, quando entrarem em campo no clássico desta sexta-feira, os portistas vão em busca da 101.ª vitória sobre o rival lisboeta, enquanto as águias procuram a 89.ª. Registaram-se ainda 62 empates.

A mais recentedos "Dragões" diante do rival teve um sabor especial, uma vez que consagrou o FC Porto como campeão nacional 2021/22 em pleno Estádio da Luz, resultando num número redondo, o centésimo triunfo dos azuis e brancos em jogos oficiais com os encarnados. Zaidu vestiu a capa de herói e foi o protagonista dessa autêntica final. 

 

 

Domínio "azul e branco"

No que respeita apenas ao campeonato, os ‘dragões’ contabilizam mais 13 vitórias (70 contra 57), sendo que, em casa, ‘mandam’ de forma muito vincada, com mais 38 triunfos (52 contra 14) e 69 golos (171 contra 102).

O Benfica, que ostentava mais 14 vitórias no final dos anos 70 do século passado, já tem menos 12, sendo que, desde 1980/81, os ‘dragões’ contabilizam mais 26 triunfos (61 contra 35). Uma clara mudança de paradigma e que atesta a chama do Dragão cada vez mais incontrolável. 

O 251.º duelo oficial entre ambas as equipas será o primeiro que opõe Sérgio Conceição e Roger Schmidt, mas é já o 15.º de Conceição no comando dos portistas frente ao conjunto da capital. Aqui, o saldo é muito favorável ao técnico portista: nove vitórias, três empates e duas derrotas, com 23 golos marcados e dez sofridos. 

Estão os dados lançados para este duelo apaixonante. Resta esperar pelo apito inicial e desfrutar do espetáculo. 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Salto para a eternidade

O FC Porto venceu a Liga Europa em Dublin há 13 anos.

Direção do FC Porto emite comunicado sobre multa da UEFA

A Direção do FC Porto, através do website do clube, emitiu este sábado um comunicado sobre a multa da UEFA.

FC Porto B: Ponto final amargo na temporada

O final da época 2023/24 não foi o desejado para o FC Porto B. No Seixal, três golos sofridos em menos de dez minutos e dois no início da segunda parte ditaram um desaire na última jornada da segunda liga e a queda para a décima posição da tabela classificativa. Romain Correia e um autogolo de Gustavo Marques construíram o marcador portista (5-2).