Notícia Porto Canal. Frederico Varandas quer ser julgado em Lisboa no caso de difamação a Pinto da Costa

| Desporto
Porto Canal

Frederico Varandas pretende que o julgamento pela acusação de difamação ao presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, se realize em Lisboa. O presidente do Sporting deveria começar a ser ouvido, esta quarta-feira, no Tribunal do Bolhão, mas invocou que não foi notificado, uma vez que mudou de morada e não informou o Tribunal. 

A defesa de Frederico Varandas deixou passar o prazo legal para juntar provas ao processo de difamação ao Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e tenta agora voltar a ter oportunidade de juntar novas provas e até testemunhas.

A poucos dias do arranque do julgamento, o líder do Sporting apresenta ainda um requerimento em que diz que o tribunal do Bolhão não é competente para o julgar pela difamação ao dirigente máximo dos "Dragões". Isto depois de ter sido acusado e de ter pedido a abertura de instrução no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, sem invocar a competência do juiz portuense.

O mesmo juiz que, na decisão instrutória escreveu que a probabilidade de ser condenado, em julgamento, é superior à hipótese de ser absolvido até porque, sublinhou o juiz, não se pode chamar bandido a nenhum cidadão, muito menos ao presidente de uma instituição tão reputada como o FC Porto. 

Depois de uma decisão instrutória demolidora para a defesa de Frederico Varandas, o presidente do clube de Alavalade, pretende assim ser julgado em Lisboa e invoca, para isso, que as declarações difamatórias que fez foram proferidas na capital. O pedido vai ser, agora, analisado pelo tribunal, depois de o Ministério Público (MP) e de o advogado do assistente de Jorge Nuno Pinto da Costa se pronunciarem sobre o caso.

O adiamento ficou ainda a dever-se ao facto de Frederico Varandas invocar não ter sido notificado pelo tribunal do arranque do julgamento marcado para esta quarta-feira. O tribunal já se pronunciou e considera que a notificação que foi feita é válida, uma vez que a instituição fez seguir a notificação para a morada que o presidente leonino tinha entregue. Contudo, o dirigente, entretanto, mudou de casa mas não informou o tribunal, tal como estava obrigado.

O arranque do julgamento está agora adiado sem data.

Recorde-se que Varandas está acusado de difamação a Jorge Nuno Pinto da Costa. Arrisca ser condenado a uma pena de prisão até 6 meses ou a uma multa até 240 dias, pelo tribunal. O líder dos "azuis e brancos" pede ainda uma indemnização de 7500 euros, sublinhando que os danos que sofreu não são reparáveis.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Fim de percurso na Taça da Liga. Crónica de Jogo

O FC Porto perdeu com o Vitória SC (1-3) e despediu-se da Taça da Liga nos quartos de final. Gabri Veiga marcou o único golo dos azuis e brancos, que passam a centram todas as atenções na 13.º jornada do campeonato, marcada para as 20h30 de domingo em Tondela.

Cláudio Ramos: "Domingo temos uma oportunidade de dar resposta a esta derrota"

O FC Porto sofreu um desaire caseiro diante do Vitória SC (1-3) nos quartos de final da Taça da Liga e ficou afastado da competição. No rescaldo da partida, Cláudio Ramos lamentou os “três erros” que resultaram em três golos e confessou que a equipa está “triste por não passar à final four da Taça da Liga, mas quer dar uma resposta a esta derrota no jogo de domingo” frente ao CD Tondela, a contar para o campeonato. “Continuamos focados e, apesar desta derrota, os adeptos demonstraram uma vez mais a força do FC Porto”, reforçou o guarda-redes relembrando que o grupo “ainda está em três frentes”.

Francesco Farioli: "Temos de provar que vamos ter a reação certa no próximo jogo"

O FC Porto não conseguiu qualificar-se para a final four da Taça da Liga depois de perder nesta quinta-feira diante do Vitória SC (1-3), no Estádio do Dragão, no derradeiro duelo dos quartos de final da prova. Reconhecendo que este “não era o resultado que queríamos”, Francesco Farioli sublinhou a importância de “virar a página rapidamente” e de dar uma resposta forte já no próximo domingo em Tondela (20h30). “Os adeptos já nos deram o boost que era preciso para mudar a página durante o jogo, mas sobretudo depois”, acrescentou o técnico italiano.