Norte do país com risco de inundações devido à previsão de chuvas fortes. Atente os conselhos da Proteção Civil

Norte do país com risco de inundações devido à previsão de chuvas fortes. Atente os conselhos da Proteção Civil
| Norte
Porto Canal / Agências

A Proteção Civil alertou esta terça-feira para o risco de inundações na quarta e quinta-feira nas regiões do Norte e Centro devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente.

Num aviso dirigido à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda, em especial nas zonas mais vulneráveis, a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas".

Segundo a ANEPC, as previsões meteorológicas apontam para quarta e quinta-feira "precipitação por vezes forte e persistente, em especial no Norte e Centro, com risco de inundações urbanas".

Nas mesmas regiões, no litoral, podem também ocorrer trovoadas e vento forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

À possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de água da chuva por "obstrução dos sistemas de escoamento", a ANEPC acrescenta o risco de cheias "potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".

A Proteção Civil alerta ainda para o risco de deslizamentos de terra e derrocadas, contaminação de fontes de água potável por "inertes resultantes de incêndios florestais", desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas e arrastamento de objetos soltos para as estradas devido ao vento forte.

Na lista de recomendações, a ANEPC aconselha a fixação adequada de estruturas como andaimes e painéis publicitários, desaconselhando a circulação e permanência em zonas ribeirinhas sujeitas ao galgamento do mar, bem como a prática da pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

A ANEPC recomenda igualmente a redução da velocidade nas estradas, devido à possibilidade de formação de lençóis de água, e que se evite atravessar zonas inundadas, para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".

+ notícias: Norte

Matosinhos. GNR detém suspeito de capturar aves de forma ilegal

A GNR deteve um homem em Matosinhos, no distrito do Porto, suspeito de capturar aves através de recurso a alçapões, redes e chamarizes, e resgatou 52 pássaros de espécies que se encontravam em cativeiro, foi esta quinta-feira anunciado.

Projeto “Vai-me à Loja”. Câmara da Feira investe 892 mil euros para modernizar comércio

Santa Maria da Feira vai aplicar 892.000 euros do programa Bairros Digitais na evolução do projeto “Vai-me à Loja”, com vista à modernização digital de 200 estabelecimentos de comércio, serviços, alojamento e restauração no centro histórico do concelho.

Permanece incerto custo da futura Póvoa Arena

Ainda não está definido o valor total da empreitada em torno da futura Póvoa Arena, obra que esteve parada durante dois anos. Os trabalhos foram adjudicados por 8,7 milhões de euros. O empreiteiro estimou que os custos poderiam sofrer um incremento de três milhões de euros. Neste momento, já há 614 mil euros em “erros e omissões”.