Annie Ernaux galardoada com Prémio Nobel da Literatura

Annie Ernaux galardoada com Prémio Nobel da Literatura
| Mundo
Porto Canal

O prémio Nobel da Literatura 2022 foi atribuído à escrita francesa Annie Ernaux, anunciou esta quinta-feira a Academia Sueca.

A Academia anunciou na sua rede social Twitter, que o galardão deve-se "à coragem e à acuidade clínica com que desvenda as raízes e os constrangimentos coletivos da memória pessoal".

A escritora nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus.

Annie Ernaux, formada em Letras modernas, é atualmente, uma das figuras mais importantes da literatura francesa. A sua escrita é conhecida pela autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes.

Annie já tem um vasto leque de prémios e distinções. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021).

Os livros Um Lugar ao Sol, de 1984, vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos, de 2008, vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional.

 

 

+ notícias: Mundo

Putin diz que Moscovo continuará a atacar infraestruturas de energia ucranianas

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta quinta-feira que o seu país vai continuar a atacar infraestruturas de energia ucranianas, cujos ataques já obrigaram Kiev a enormes cortes de energia e água.

Céline Dion diagnosticada com doença neurológica rara e incurável

A cantora canadiana Céline Dion anunciou, esta quinta-feira, que foi recentemente diagnosticada com uma doença neurológica grave e incurável, que afeta cerca de uma pessoa em cada um milhão, síndrome de Moersch-Woltmann - também conhecida como síndrome de pessoa rígida (SPR).

Luis de La Fuente é o novo selecionador espanhol

Horas após a saída do ex-selecionador, Luis Enrique, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), anunciou através de um comunicado no site oficial que Luis de La Fuente é o novo treinador da seleção espanhola.