Escola Básica Eugénio de Andrade distingue-se pelo ensino especializado para surdos

| Porto
Porto Canal

A Escola Básica Eugénio de Andrade, no Porto, faz parte do Agrupamento de Referência a Educação Bilíngue a alunos surdos. Apesar de receberem alunos com várias patologias, o que distingue a Escola Básica Eugénio de Andrade é o ensino especializado para surdos.

Em visita à escola, o Porto Canal falou com professores, encarregados de educação e ainda alunos. A professora Joana referiu que atualmente apostam no "desenvolvimento da autonomia, no relacionamento interpessoal" e na tentativa de "moldar o currículo que vá ao encontro das necessidades", sendo uma escola que "tem alunos com várias patologias".

Uma das intérpretes da escola disse ao Porto Canal serem "um agente da educação que se envolve na equipa pedagógica". Dentro da escola sentem a integração em todos os assuntos para assim ser mais fácil a coordenação com todas as necessidades educativas. A intérprete exaltou ainda a necessidade de serem abertos horizontes na educação no que diz respeito a esta especialidade.

"Estes alunos têm um espaço próprio, mas convivem sempre com as outras turmas da escola", explicou a professora.

Os pais disseram que "não é de todo fácil", mas salientam o facto de muitas escolas não conseguirem respostas a estas necessidades. "Ainda há muito a fazer", disse uma mãe.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto quer criar divisão de policiamento comunitário

A Câmara do Porto quer criar a divisão de policiamento comunitário no seio da Polícia Municipal, anunciou a vereadora Gabriela Queiroz na reunião alargada do Conselho Municipal de Segurança.

Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

O Cinema Trindade, no Porto, quer ultrapassar este ano os 100 mil espectadores, com uma programação que incluirá, nos próximos meses, filmes de François Truffaut, Oliver Laxe e obras “made in Porto”.

Câmara do Porto quer Escola de Criminologia a estudar criminalidade na cidade

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, anunciou a intenção de contratualizar com a Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto um estudo que permita obter dados concretos sobre a criminalidade na cidade.