Escola Básica Eugénio de Andrade distingue-se pelo ensino especializado para surdos

| Porto
Porto Canal

A Escola Básica Eugénio de Andrade, no Porto, faz parte do Agrupamento de Referência a Educação Bilíngue a alunos surdos. Apesar de receberem alunos com várias patologias, o que distingue a Escola Básica Eugénio de Andrade é o ensino especializado para surdos.

Em visita à escola, o Porto Canal falou com professores, encarregados de educação e ainda alunos. A professora Joana referiu que atualmente apostam no "desenvolvimento da autonomia, no relacionamento interpessoal" e na tentativa de "moldar o currículo que vá ao encontro das necessidades", sendo uma escola que "tem alunos com várias patologias".

Uma das intérpretes da escola disse ao Porto Canal serem "um agente da educação que se envolve na equipa pedagógica". Dentro da escola sentem a integração em todos os assuntos para assim ser mais fácil a coordenação com todas as necessidades educativas. A intérprete exaltou ainda a necessidade de serem abertos horizontes na educação no que diz respeito a esta especialidade.

"Estes alunos têm um espaço próprio, mas convivem sempre com as outras turmas da escola", explicou a professora.

Os pais disseram que "não é de todo fácil", mas salientam o facto de muitas escolas não conseguirem respostas a estas necessidades. "Ainda há muito a fazer", disse uma mãe.

+ notícias: Porto

Pet Shop Boys, Pusha T e Le Tigre no festival Primavera Sound Porto

Os Pet Shop Boys, My Morning Jacket, Pusha T, Le Tigre, St Vincent e NxWorries estão entre as bandas e artistas que atuam esta sexta-feira no festival Primavera Sound Porto, a decorrer no Parque da Cidade.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.