Escola Básica Eugénio de Andrade distingue-se pelo ensino especializado para surdos

| Porto
Porto Canal

A Escola Básica Eugénio de Andrade, no Porto, faz parte do Agrupamento de Referência a Educação Bilíngue a alunos surdos. Apesar de receberem alunos com várias patologias, o que distingue a Escola Básica Eugénio de Andrade é o ensino especializado para surdos.

Em visita à escola, o Porto Canal falou com professores, encarregados de educação e ainda alunos. A professora Joana referiu que atualmente apostam no "desenvolvimento da autonomia, no relacionamento interpessoal" e na tentativa de "moldar o currículo que vá ao encontro das necessidades", sendo uma escola que "tem alunos com várias patologias".

Uma das intérpretes da escola disse ao Porto Canal serem "um agente da educação que se envolve na equipa pedagógica". Dentro da escola sentem a integração em todos os assuntos para assim ser mais fácil a coordenação com todas as necessidades educativas. A intérprete exaltou ainda a necessidade de serem abertos horizontes na educação no que diz respeito a esta especialidade.

"Estes alunos têm um espaço próprio, mas convivem sempre com as outras turmas da escola", explicou a professora.

Os pais disseram que "não é de todo fácil", mas salientam o facto de muitas escolas não conseguirem respostas a estas necessidades. "Ainda há muito a fazer", disse uma mãe.

+ notícias: Porto

Implementação do Metro do Porto foi "processo de catequização"

O administrador dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), Manuel Paulo Teixeira, disse à Lusa que a equipa que lançou o Metro do Porto, da qual fez parte, fez "um processo de catequização" para convencer pessoas, autarcas a instituições.

Como chegar (e sair) do novo Terminal Intermodal de Campanhã?

Tendo sido inaugurado a 20 de julho deste ano, desde 22 de novembro que o novo terminal recebe toda a operação da Rede Expressos, o que leva a que, neste momento, cerca de 40 mil pessoas por dia cheguem, passem ou partam do TIC. Para alguns utilizadores mantêm-se, no entanto, as dúvidas quanto aos acessos e serviços disponíveis na nova infraestrutura da cidade do Porto.

Identificado o homem morto com extrema violência no centro do Porto

Um homem foi encontrado já sem vida no interior do estabelecimento comercial que detinha, no centro do Porto, na noite da passada sexta-feira. Os sinais de elevada violência no cadáver levaram a que o caso transitasse para a Polícia Judiciária.