Escola Básica Eugénio de Andrade distingue-se pelo ensino especializado para surdos

| Porto
Porto Canal

A Escola Básica Eugénio de Andrade, no Porto, faz parte do Agrupamento de Referência a Educação Bilíngue a alunos surdos. Apesar de receberem alunos com várias patologias, o que distingue a Escola Básica Eugénio de Andrade é o ensino especializado para surdos.

Em visita à escola, o Porto Canal falou com professores, encarregados de educação e ainda alunos. A professora Joana referiu que atualmente apostam no "desenvolvimento da autonomia, no relacionamento interpessoal" e na tentativa de "moldar o currículo que vá ao encontro das necessidades", sendo uma escola que "tem alunos com várias patologias".

Uma das intérpretes da escola disse ao Porto Canal serem "um agente da educação que se envolve na equipa pedagógica". Dentro da escola sentem a integração em todos os assuntos para assim ser mais fácil a coordenação com todas as necessidades educativas. A intérprete exaltou ainda a necessidade de serem abertos horizontes na educação no que diz respeito a esta especialidade.

"Estes alunos têm um espaço próprio, mas convivem sempre com as outras turmas da escola", explicou a professora.

Os pais disseram que "não é de todo fácil", mas salientam o facto de muitas escolas não conseguirem respostas a estas necessidades. "Ainda há muito a fazer", disse uma mãe.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.