Fusão de arte, cultura e tecnologia na "Aveiro Tech Week"

Fusão de arte, cultura e tecnologia na "Aveiro Tech Week"
| Norte
Porto Canal / Agências

Vários eventos, procurando “a fusão entre a Arte, a Cultura e a Tecnologia”, vão decorrer na cidade de Aveiro entre os dias 10 e 16, na “Aveiro Tech Week”, promovida pela câmara municipal.

Constituída pelos Techdays, Criatech e Prisma/Art Light Tech, a Aveiro Tech Week reúne um conjunto de iniciativas abertas à cidade nos domínios da tecnologia, inovação, conhecimento, arte e cultura.

Os Techdays trazem à cidade um conjunto de conferências, 'workshops', laboratórios, competições, e 'hackathons' que se dividem em cinco áreas: as 'Tech Sessions', os 'workshops', a área expositiva com as demonstrações tecnológicas no centro urbano, o 'Gaming' e a Educação.

O festival Criatech, que já vai na sexta edição, procura aliar criatividade digital, tecnologia e património histórico e tem este ano por tema “Ecos do Futuro”.

Reúne mais de 40 artistas de 10 nacionalidades, “convidando a uma escuta simbólica do mundo atual e futuro, através de obras de arte em vários formatos, apresentadas em edifícios históricos de Aveiro”.

Entre os artistas presentes contam-se Thomas Garnier, Lotte Geeven, Anaisa Franco, Lukas Truniger, Moritz Simon Geist e a dupla Pedro Tudela e Miguel Carvalhais.

A organização realça ainda a parceria com a Universidade de Artes Aplicadas de Viena, que traz ao Criatech a exposição “Re.Pairing.Future”, reunindo perto de 30 artistas do seu Departamento de Artes Digitais, dirigido por Ruth Schnell, com curadoria de Nicolaj Kirisits e Rini Tandon.

A Aveiro Tech City Hackathon, em primeira edição, procura novos talentos, em que os participantes são chamados a desenvolver soluções inovadoras, desafiados por empresas de base tecnológica de Aveiro, com um prémio de cinco mil para cada equipa vencedora.

Durante a Aveiro Tech Week, o centro urbano da cidade de Aveiro vai funcionar como área expositiva para dar visibilidade a projetos inovadores e tecnológicos.

A Praça da República e o Largo do Mercado Manuel Firmino vão ser espaços de demonstração dos projetos finalistas do concurso Aveiro Tech City Challenges, que apresentam soluções inovadoras em áreas como a eficiência energética em edifícios públicos (Scubic), rega inteligente de jardins (Trigger.Systems), transformação digital em mercados e feiras (Parkware), apoio aos cidadãos com limitações visuais em visitas a museus (zoomguide) e inteligência artificial na deteção automática de padrões de violência em espaço público (Deep Neuronic).

Serão ainda apresentadas inovações tecnológicas de parceiros, como é o caso do City Catalyst (demonstração de serviços de mobilidade inteligente) da Altice labs e IT, um robot corta-relva autónomo da Bosch e uma solução de recolha de resíduos desenvolvida pela Ubiwhere, para encorajar os cidadãos na separação de resíduos.

O Gaming marca presença nesta semana com um espaço específico no Parque de Exposições de Aveiro, que além da área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas, conta com autógrafos, palestras, duelos e performances a presença de influenciadores e 'streamers'.

O outro festival integrado na semana é o PRISMA/Art Light Tech, um festival que tem a luz como matéria-prima, criando um roteiro artístico e lúdico em espaço público, entre as 20:00 e as 24:00, com videomapping, instalações, obras de participação coletiva e estruturas interativas.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.