INEM abre inquérito a assistência prestada a homem que morreu em Matosinhos

| Norte
Porto Canal/ Agências

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) revelou esta sexta-feira ter aberto um inquérito para apurar “em pormenor” como ocorreu a assistência a um homem em paragem cardiorrespiratória em Matosinhos, na quarta-feira, que acabou por morrer no local.

“O INEM abriu um inquérito para apurar em pormenor todas as circunstâncias em que decorreu a assistência médica pré-hospitalar ao utente [vítima mortal]”, adiantou o INEM, em comunicado.

Este esclarecimento do INEM surge na sequência de uma notícia avançada pelo jornal Correio da Manhã que dá conta de que a vítima mortal, de 58 anos, se terá sentido mal perto de uma padaria na Senhora da Hora, Matosinhos, distrito do Porto.

Ainda segundo este jornal, a funcionária do estabelecimento terá ligado para o 112 às 15:18, tendo sido aconselhada a chamar um táxi para levar o homem ao hospital.

Contudo, no esclarecimento, o instituto explicou que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu uma chamada na quarta-feira, às 15:20, e que, após a triagem, a contactante, que não era o utente, recusou a transferência da chamada para o SNS24 e informou que iria chamar um táxi.

“Não corresponde à verdade que o CODU tenha sugerido que o utente ‘apanhasse um táxi’”, sublinhou.

E acrescentou: “às 15:33 e 15:39, o CODU recebeu novas chamadas sobre a mesma situação que deram conta do agravamento do estado de saúde da vítima. O CODU acionou a Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de São João”.

Já no local, continuou, depois de prestar os cuidados ao utente, a equipa da VMER transmitiu, às 16:00, os dados clínicos ao CODU, dando conta de uma vítima em paragem cardiorrespiratória.

O INEM salientou ter sido verificado o óbito pela equipa da VMER e acionada a autoridade para o local.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.