DECO defende redução do IVA da luz e gás para 6%

DECO defende redução do IVA da luz e gás para 6%
| País
Porto Canal

Segundo a DECO Proteste, a descida do IVA na eletricidade anunciada pelo Governo em setembro, terá apenas um impacto “residual” nos agregados familiares.

A empresa afirmou, na quinta-feira, que uma descida do IVA para 6%, na fatura total da eletricidade, teria muito mais impacto do que a medida anunciada em setembro, onde apenas se aplica a redução a uma parte da fatura.

"A proposta apresentada pelo Governo para a descida do IVA da eletricidade respeita apenas à parte da fatura sobre a qual se aplica, atualmente, o imposto de 13%, ou seja: aos primeiros 100 kWh mensalmente consumidos (150 kWh para as famílias numerosas) nas potências até 6,9 kVA. Na prática, esta alteração vai traduzir-se numa poupança mensal de apenas 1,08 euros (1,62 euros, para as famílias numerosas). O restante consumo continuará a ser taxado a 23%", explica.

De acordo com a análise da Deco, com o IVA a 6% a poupança podia chegar aos 163 euros por ano.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.