DECO defende redução do IVA da luz e gás para 6%

DECO defende redução do IVA da luz e gás para 6%
| País
Porto Canal

Segundo a DECO Proteste, a descida do IVA na eletricidade anunciada pelo Governo em setembro, terá apenas um impacto “residual” nos agregados familiares.

A empresa afirmou, na quinta-feira, que uma descida do IVA para 6%, na fatura total da eletricidade, teria muito mais impacto do que a medida anunciada em setembro, onde apenas se aplica a redução a uma parte da fatura.

"A proposta apresentada pelo Governo para a descida do IVA da eletricidade respeita apenas à parte da fatura sobre a qual se aplica, atualmente, o imposto de 13%, ou seja: aos primeiros 100 kWh mensalmente consumidos (150 kWh para as famílias numerosas) nas potências até 6,9 kVA. Na prática, esta alteração vai traduzir-se numa poupança mensal de apenas 1,08 euros (1,62 euros, para as famílias numerosas). O restante consumo continuará a ser taxado a 23%", explica.

De acordo com a análise da Deco, com o IVA a 6% a poupança podia chegar aos 163 euros por ano.

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.