Zelensky diz não haver nada a negociar com Rússia em caso de anexação

Zelensky diz não haver nada a negociar com Rússia em caso de anexação
| Mundo
Porto Canal/ Agências

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta terça-feira na ONU que uma eventual anexação de territórios da Ucrânia pela Rússia, através de referendos, significará que "não há nada a negociar" com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Numa declaração por videoconferência ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Zelensky disse que os eleitores ucranianos "foram forçados a votar sob a mira de armas" e que os resultados "foram escritos com antecedência".

No depoimento, a que a delegação russa se opôs, o chefe de Estado ucraniano pediu ainda um reforço de sanções contra a Rússia, assim como sua expulsão da ONU e de todas as organizações internacionais.

A reunião do Conselho de Segurança foi convocada para abordar as crescentes tensões resultantes da decisão de Moscovo de mobilizar parcialmente os reservistas do exército para apoiar os esforços da sua guerra na Ucrânia e realizar referendos de anexação nas regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.