Universidade de Coimbra e empresa criam sistema contra propagação de infeções

Universidade de Coimbra e empresa criam sistema contra propagação de infeções
| Norte
Porto Canal / Agências

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e uma empresa de Setúbal desenvolveram um novo sistema de desinfeção que pode ajudar a combater a propagação de infeções.

Em comunicado, a UC afirmou que se trata de uma solução “inovadora rápida e fácil de usar” na desinfeção de tecidos, vestuário e calçado.

“O designado 'NovirBox' é um armário de desinfeção que recorre à nebulização ultrassónica do desinfetante VIRCOV BAC 360 da Inokem”, explicou, indicando que o sistema foi desenvolvido por investigadores de Coimbra, através da Coleção de Culturas de Bactérias da UC (UCCCB, na sigla em inglês), em colaboração com a Dynasys, empresa de engenharia eletrónica e telecomunicações.

“Graças à tecnologia de nebulização ultrassónica do NovirBox, é possível gerar um aerossol do desinfetante com gotículas extremamente pequenas, o que permite que este penetre nos poros dos tecidos da roupa e chegue a todas as zonas do calçado”, segundo os criadores do “armário inovador”.

Este sistema de desinfeção, “automático, programável, rápido e fácil de usar”, pode ser usado à temperatura ambiente e não molha os tecidos ou o calçado.

“Pode, assim, tornar-se crucial na prevenção da disseminação de infeções em lojas de roupa e calçado, nas quais os itens são amplamente manipulados, mas também em espaços como hospitais, laboratórios, ginásios, escolas e indústrias, entre outros”, salientaram os responsáveis do projeto.

Tirando partido da sua “vasta e diversificada coleção de microrganismos”, a UCCCB testou a eficácia do desinfetante e de todos os protótipos do 'NovirBox' “contra uma ampla gama de microrganismos”.

“Testámos a eliminação de esporos bacterianos, de vírus e de bactérias gram-negativas e gram-positivas. Os ensaios realizados na UCCCB incluíram a testagem dos protótipos do NovirBox na desinfeção de tecidos e de calçado”, esclareceu a diretora da Coleção de Culturas de Bactérias da UC, Paula Morais.

Publicados na revista especializada International Journal of Environmental Research and Public Health, os resultados deste trabalho “demonstram que a nebulização ultrassónica usada no NovirBox é altamente eficaz na desinfeção dos produtos testados”, adiantou a instituição.

Paula Morais realçou que o surgimento da pandemia da covid-19 “destacou a importância dos processos de desinfeção na segurança da saúde”.

“Têxteis e calçado foram identificados como vetores de disseminação de infeções. Além disso, o risco de surgimento de novas variantes de SARS-CoV-2 e de novas pandemias, como a varíola dos macacos, juntamente com o crescente problema de microrganismos multirresistentes, torna necessário o desenvolvimento de novos e melhores métodos de desinfeção”, sublinhou a docente da FCTUC.

Para os investigadores da UC envolvidos no trabalho, Paula Morais, Diogo Proença, Beatriz Rito e Tiago Henriques, “encontrar um método eficiente para a desinfeção rápida de têxteis e calçado pode ser decisivo para controlar a propagação de infeções”.

“Esta colaboração da UCCCB com a Dynasys representa um bom exemplo da sua missão de estar próxima da comunidade e de contribuir para o desenvolvimento tecnológico da indústria”, concluíram.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.